Correio de Carajás

Xinguara lidera número de vacinas vencidas aplicadas no sul do Pará

Xinguara é o município da região sul do Estado que teve o maior número de vacinas com prazo de validade expirado aplicadas, com um total de 18; seguido por Tucumã, com 14; Conceição do Araguaia, com 9; Cumaru do Norte, com 4; e Floresta do Araguaia, com três vacinas vencidas aplicadas. Ao todo, foram aplicadas 52 doses vencidas em municípios da região Sul do Pará.

Os municípios de Ourilândia do Norte, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras e Sapucaia, tiveram, cada um, apenas uma dose da vacina vencida aplicada. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde, que indicam que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete a imunização contra os efeitos da covid-19. As assessorias dos municípios não haviam esclarecido sobre o episódio até o fechamento dessa reportagem.

O lote da vacina pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Leia mais:

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinada.

Número do lote e vencimento:

Lote 4120Z001 – vencido em 29 de março

Lote 4120Z004 – vencido em 13 de abril

Lote 4120Z005 – vencido em 14 de abril

Lote CTMAV501 – vencido em 30 de abril

Lote CTMAV505 – vencido em 31 de maio

Lote CTMAV506 – vencido em 31 de maio

Lote CTMAV520 – vencido em 31 de maio

Lote 4120Z025 – vencido em 4 de junho

 

SUL DO PARÁ (VACINAS VENCIDAS)

Xinguara – 18

Tucumã – 14;

Conceição do Araguaia – 9;

Cumaru do Norte – 4;

Floresta do Araguaia – 3;

Ourilândia do Norte – 1;

Rio Maria – 1;

Santa Maria das Barreiras – 1;

Sapucaia – 1;

Total: 52

Fontes: DataSUS, Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica) e Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19

(Delmiro Silva)