Correio de Carajás

William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos

Ator da série "Jornada nas estrelas" decolou com outros três passageiros em nave do bilionário Bezos, nesta manhã, na 2ª missão tripulada da Blue Origin. Voo teve duração de 10 minutos e emocionou Shatner: "Eu espero nunca me recuperar disso".

William Shatner, o eterno ‘Capitão Kirk’ da série “Jornada nas estrelas” (Star Trek), foi ao espaço nesta quarta-feira (13) na cápsula New Shepard do bilionário Jeff Bezos. A decolagem ocorreu às 11h50 (horário de Brasília) e o voo teve duração de 10 minutos.

Com a viagem desta quarta, Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da 1ª viagem de Bezos, há cerca de 3 meses.

Este foi 2º voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial, que, em julho, enviou Bezos e outras três pessoas ao espaço. Ao lado do ‘Capitão Kirk’, viajaram mais três pessoas.

Leia mais:

Os tripulantes experimentaram 4 minutos de gravidade zero e tiveram uma vista privilegiada da Terra.

Ao descer da cápsula, Shatner começou a relatar a sua experiência a Bezos: “Eu espero nunca me recuperar disso […] é muito maior do que eu e do que a vida”, disse. “O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”.

 

Desembarque após voo espacial — Foto: Reprodução
Desembarque após voo espacial — Foto: Reprodução

Passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1
Passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1

Como foi o voo

 

Os tripulantes fizeram um novo voo suborbital, como o que Bezos fez. Esse tipo de voo é diferente do realizado pela SpaceX, que manteve turistas na órbita terrestre por três dias.

A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar. O limite é considerado para definir o início do espaço, mas Nasa e o Exército dos Estados Unidos consideram que a barreira já é superada em uma altitude de 80 km.

Depois do lançamento, o foguete se separou da cápsula, onde ficaram os passageiros, e retornou ao solo de forma autônoma. A cápsula também não precisa de piloto e termina o voo com ajuda de paraquedas.

Os passageiros tiveram a sensação de gravidade zero durante 4 minutos. Durante a viagem, eles poderão contemplar a curvatura da Terra.

 

A cápsula reutilizável New Shepard foi batizada em homenagem a Alan Shepard, primeiro norte-americano a chegar ao espaço, em 1961.

Quem é quem no voo da New Shepard

 

William Shatner

Conhecido por ser o astro de “Jornada nas Estrelas”, William Shatner foi o primeiro ator da franquia de séries e filmes a realmente cruzar a fronteira espacial. Além de ator, ele já atuou como diretor, produtor, escritor e músico.

Com 90 anos de idade, Shatner se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, que esteve no primeiro no voo de Bezos.

William Shatner, astro de 'Star Trek', participará de voo espacial da Blue Origin — Foto: Josh Edelson/AFP; Reprodução
William Shatner, astro de ‘Star Trek’, participou do voo espacial da Blue Origin — Foto: Josh Edelson/AFP; Reprodução

Audrey Powers

Vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Audrey Powers foi anunciada junto com Shatner como passageira do NS-18. Ela trabalha na empresa de Bezos desde 2013 e supervisiona os voos e a manutenção das cápsulas New Shepard.

Powers, que também é piloto, liderou um processo de anos para certificar a New Shepard para voos tripulados. Antes disso, a executiva trabalhou como vice-presidente da área jurídica da Blue Origin e como controladora de voo da Nasa, agência espacial americana.

Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin — Foto: Blue Origin
Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin — Foto: Blue Origin

Chris Boshuizen

 

A presença de Chris Boshuizen, ex-engenheiro da Nasa e cofundador da empresa de satélites Planet Labs, na NS-18 foi confirmada pela Blue Origin ainda em setembro.

“Esta é a realização do meu maior sonho de infância”, disse Boshuizen.

 

“Mais importante, porém, vejo este voo como uma oportunidade para inspirar estudantes a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e catalisar a próxima geração de exploradores espaciais”, afirmou.

Chris Boshuizen e Glen de Vries, passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin
Chris Boshuizen e Glen de Vries, passageiros do 2º voo tripulado da Blue Origin — Foto: Divulgação/Blue Origin

Glen de Vries

 

Glen de Vries, vice-presidente da Dassault Systèmes e cofundador da Medidata, duas empresas de software, foi anunciado junto de Boshuizen como passageiro do 2º voo tripulado da Blue Origin.

O executivo afirmou que participar do avanço da indústria espacial e um dia oferecer esses recursos para todos é uma “oportunidade incrível”.

“Eu sou apaixonado por aviação e espaço desde que me lembro, então este voo é realmente um sonho que se tornou realidade”, disse.

 

Diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic — Foto: Arte g1
Diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic — Foto: Arte g1

Entenda a diferença entre voo orbital e voo suborbital — Foto: G1
Entenda a diferença entre voo orbital e voo suborbital — Foto: G1

(Fonte:G1)