Correio de Carajás

Vivo inaugura mega usina solar em Marabá para atender centenas de lojas

Usina fotovoltaica da Vivo em Marabá tem capacidade de produzir 2.190 MWh por ano
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Vivo inaugura sua primeira usina de energia solar no Norte, mais precisamente em Marabá. O plano da empresa de telecomunicação é abrir mais de 70 usinas no país, operando a partir de fontes solar, hídrica e biogás. A primeira instalação, em parceria com a Athon Energia, tem capacidade de 2.190 MWh ano, destinados a atender 632 unidades consumidoras da empresa, como lojas, sites e equipamentos de transmissão na região.

Outras cinco estações solares estão previstas para 2021: duas novas unidades no Pará, outras duas em Boa Vista (Roraima) e a quinta em Rolim de Moura (Rondônia). No modelo de geração distribuída, a produção de energia pelas usinas, mais próximas aos pontos consumidores, é injetada na rede de transmissão da concessionária local – neste caso, a Equatorial Pará.

Além do impacto ambiental, o modelo “contribui para minimizar perdas no sistema, alivia a carga da rede de distribuição, e ainda ajuda o desenvolvimento da comunidade local”, diz o diretor de Patrimônio da Vivo, Caio Guimarães. A primeira usina no Norte, de Marabá, gerou aproximadamente 110 empregos diretos e 60 indiretos na fase de construção. Na fase de operação, a expectativa é de 20 novas vagas, diretas e indiretas.

Leia mais:

Desde o ano passado, a Vivo vem expandindo o modelo de geração distribuída, com fontes renováveis de origem solar, hídrica e de biogás, para todo o Brasil. O projeto responderá por mais de 80% do consumo da empresa em baixa tensão, atendendo quase 30 mil unidades da companhia. Com todas as usinas operando, a Vivo produzirá cerca de 670 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer o consumo de uma cidade de até 300 mil habitantes. (Fonte: Época Negócios)

Comentários

Mais

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro está em passeata pela cidade de São Paulo, em manifestação organizada por integrantes de clubes de…
Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Morreu neste sábado (12), aos 80 anos, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Segundo o genro do político, Joel Braga,…
Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

No lugar da boneca e do carrinho, a enxada e a vassoura. No lugar do tempo para estudo e descanso,…
Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

  A história de Juliana Milhomem e Victoria Kaline é semelhante à de Polyana e Amanda. Ambas se conheceram em…
Mulheres que são felizes com outras mulheres

Mulheres que são felizes com outras mulheres

“Consideramos justa toda forma de amor”. Parafraseando Lulu Santos, começamos essa história com o trecho da emblemática música “Toda forma…
Namoro que floresce no meio na pandemia

Namoro que floresce no meio na pandemia

Sílvia e Moisés e se tornaram amigos inseparáveis, contavam tudo um para o outro, até se ajudaram a ficar com…