Correio de Carajás

Vila Zé do Ônibus ganha escola moderna na Estrada do Rio Preto

Crianças e adolescentes da Vila Zé do Ônibus, localizada a cerca de 100 km do perímetro urbano de Marabá, começaram o ano letivo com uma nova escola, totalmente equipada. A nova escola possui amplas salas de aula, brinquedoteca, espaço de informática, refeitório, pátio coberto, ventilação, banheiros adequados, cozinha, despensa, área de serviço, secretaria e sala dos professores. Com isso, o número de vagas poderá ser ampliado, com capacidade para até 280 alunos.

Para atender a este possível aumento na demanda, a diretoria prevê a contratação de mais professores, além da implantação do Ensino Médio nas turmas noturnas. A obra foi entregue à Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (4).

A iniciativa da Buritirama Mineração, em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como objetivo incentivar a educação e o ensino de qualidade, garantindo uma melhor estrutura para os educadores e os cerca de 120 estudantes matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Yeda Carvalho da Silva”.

Leia mais:

 “Estou muito feliz com a chegada dessa nova escola, vai contribuir com o aprendizado de todos nós. A Buritirama está sendo um exemplo para mim e para muitas outras crianças, jovens e adolescentes”, disse o aluno Daniel da Silva Arcanjo, durante a solenidade de inauguração. “É mais motivação para nós, como equipe pedagógica e administrativa, e também aos alunos. É um incentivo para eles virem e quererem aprender mais. Faz toda a diferença”, ressaltou a diretora da instituição de ensino, Rosilene Oliveira Costa.

A parceria foi firmada após uma visita de representantes da companhia às dependências da EMEF Prof. Yeda Carvalho da Silva, em 2018, para o evento de Natal “Noel Solidário”. “A Prefeitura nos cedeu o terreno e a Buritirama implantou a escola, tendo como referência o projeto modelo que o órgão possui”, diz Michel Fontes, diretor de Operações da Buritirama.

As antigas instalações serão mantidas e poderão ser reformadas e utilizadas como casa de apoio para os professores ou espaço para o “Mais Educação”, programa do Ministério da Educação que visa ampliar a jornada escolar nas instituições públicas de ensino, com atividades optativas.