Correio de Carajás

Vídeos mostram confusão entre DMTU e dois irmãos na Cidade Nova; veja

Uma confusão envolvendo dois irmãos, identificados como Jadilson Feitosa Barros da Silva e Lázaro Feitosa Barros da Silva, e agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) foi parar na Delegacia de Polícia Civil do Núcleo Cidade Nova, na manhã desta quarta-feira, 15, por volta das 9h30, na Avenida Nagib Mutran, esquina com a Rua São Francisco.

Dois vídeos circulam nas redes sociais logo em seguida, mostrando a confusão no local, agressões e até o motociclista algemado ao próprio veículo.

O motivo teria sido o local onde foi estacionada a motocicleta, modelo Honda CG, de cor vermelha, dos irmãos, logo após a faixa de pedestre, antes do local apropriado. Curiosamente, agentes do DMTU estavam na área fazendo fiscalizações de rotina e guincharam a motocicleta dos irmãos.

Leia mais:

Porém, ambos não aceitaram a remoção e assim começou a confusão, como mostram os vídeos. No primeiro, eles aparecem removendo a motocicleta do caminhão prancha – sendo que um deles está algemado a ela – e discutindo com os agentes do DMTU.

Já o segundo vídeo mostra o ápice do alvoroço com agentes do DMTU, Guarda Municipal e até policiais militares discutindo com os irmãos, sendo que um deles é dominado pelo pescoço por um agente da GMM e, logo em seguida, ao cair no chão, leva pisões de botina. Toda essa situação é relatada pelas autoridades em Boletim de Ocorrência, como fruto da resistência dos suspeitos de infração.

Os irmãos foram conduzidos à delegacia, ambas as partes foram ouvidas e em seguida foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ou seja, um registro de infração de pequena relevância e assim o condutor foi liberado.

Nas redes sociais, a repercussão do ocorrido foi enorme, com muitas críticas aos agentes públicos e a forma de abordagem, além de solidariedade aos motociclistas, como fica claro, inclusive, no áudio dos vídeos que circulam.

Posicionamentos

O Portal Correio de Carajás solicitou uma nota de posicionamento da Prefeitura de Marabá sobre o ocorrido. Confira na íntegra:

“Quanto ao acontecimento ocorrido na manhã desta quarta-feira (15), no Bairro Cidade Nova, envolvendo dois cidadãos e o DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), a Guarda Municipal de Marabá esclarece que foi acionada pelo órgão, assim como a Polícia Militar, para enviar reforços e atender a ocorrência de desacato e resistência. A GMM chegando ao local, se deparou com dois cidadãos que estavam tentando retirar a moto de cima do guincho que já se encontrava na tutela da administração pública, o que configura um ilícito.

A GMM e a Polícia Militar contiveram a resistência dos cidadãos, sendo que um deles agrediu fisicamente o GM no rosto. Os dois cidadãos foram conduzidos pelo DMTU até a delegacia e apresentados à Polícia Civil. Lá houve registro de Boletim de Ocorrência contra os acusados e o guarda agredido realizou exame de corpo de delito.”

Também foi procurado Emanuel Sousa da Cruz, diretor do DMTU, que informou ter assistido aos vídeos, mas que iria aguardar para se posicionar depois que tivesse acesso ao TCO registrado na delegacia de Polícia Civil.

Já em relação aos irmãos, até o fechamento da reportagem não foi conseguido contato com eles. A Reportagem deixa o espaço aberto caso eles queiram se manifestar para informar a sua versão do ocorrido. (Da Redação)