Correio de Carajás

Vida Saudável

Coluna Dr. Nagilson

Coluna Dr. Nagilson

Nagilson Amoury

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando o assunto é qualidade de vida, há unanimidades entre médicos e especialistas das mais diversas áreas. “É preciso avaliar os hábitos de vida e, se necessário, mudá-los para manter a saúde do corpo e da mente”. Além disso, devem ser levados em consideração o histórico familiar da pessoa e os fatores de risco que se apresentam.

      Levar uma vida saudável significa fazer escolhas que resultem em um corpo e em uma mente saudáveis. Ser saudável significa não estar doente. Para levar uma vida saudável, geralmente as pessoas se alimentam bem, evitam hábitos nocivos à saúde e praticam exercícios. Mas só é possível alcançar esse estilo de vida saudável com uma mudança de hábito e uma maior consciência sobre as ações do dia a dia.

      Ter uma vida saudável pode ser uma questão de hábito e adaptação. Hábitos para uma vida saudável: lave suas mãos, lembre-se de beber água, abandone o açúcar e os refrigerantes, coma mais vegetais, abandone o sedentarismo, durma ao menos 08 horas por dia, mantenha-se sempre otimista.

Leia mais:

      Segundo a Organização Mundial de Saúde 57 % dos problemas de saúde da população são gerados pelos hábitos inadequados de vida. Os alimentos industrializados em grande quantidade, o acesso ao moderno conforto domiciliar (elevadores, veículos, controles remotos), o trabalho em ritmo alucinante e o sedentarismo vêm gerando brasileiros mais propensos às doenças psicológicas e orgânicas.

      Atualmente as pessoas parecem estar mais preocupadas com o sustento da família e o sucesso profissional. Para isso costumam quebrar regras básicas, deixando, por exemplo, de comer, ou costumam comer lanches rápidos e pouco saudáveis. Tem sido exatamente este ritmo acelerado que estressa as pessoas e que também acelera o surgimento de doenças como diabetes, colesterol alto, pressão alta.

      A consequência é o inevitável surgimento dos fatores de risco para algumas doenças que surgem com o decorrer da idade. Aos desobedientes e predispostos, o preço se torna elevado. Assim, esses problemas são o gatilho para o comprometimento e queda do estado geral. Em medicina, uma arma importante que temos a mão, e de eficácia comprovada, é a manutenção de rotina dos hábitos adequados de vida.

      Todos sabem que fumar e beber em excesso prejudica a saúde, que fazer exercícios físicos é saudável, que uma alimentação balanceada de rotina somente faz o bem. É importante lembrar que os nossos filhos copiam os nossos hábitos e podem muito se beneficiarem no futuro. Segundo estudo da Universidade de Cambridge, o hábito de se comer mais frutas e vegetais e de fazer exercícios físicos pode aumentar a expectativa de vida em até 12 anos.

      Incorporar no cotidiano pequenas mudanças pode refletir positivamente na saúde das pessoas. Comer cinco porções de frutas ou vegetais ao dia ou fazer exercícios moderados, como uma caminhada, podem aumentar a expectativa de vida em três ou quatro anos, segundo o estudo. Mudanças na rotina alimentar e física, e, o abandono do hábito de fumar pode aumentar a expectativa de vida entre 11 e 12 anos.

      Profissionais de distintas áreas necessitam de quantidades diferentes de exercícios físicos. Pessoas que trabalham em escritório precisam de uma hora a mais de atividade física. Já, uma cabeleireira e um vendedor de loja necessitam de apenas 30 minutos. Um trabalhador braçal de serviços gerais ou um operário de obra, já fazem o suficiente.

      Outra unanimidade que faz bem à saúde das pessoas, é estar de bem consigo mesmo na dita paz interior. Para o sistema cardiovascular funcionar melhor planeje seu dia, estabeleça prazos realistas em seu trabalho, adapte-se às situações, tente não sofrer com o estresse, pratique exercícios físicos regularmente e com orientação adequada, tenha uma dieta balanceada todos os dias, reserve algumas horas para relaxar.

      A escolha e as consequências são individuais, dependem apenas de você. Previna-se e garanta sua saúde e dos seus. Aparentemente são pequenas mudanças, mas genericamente proporcionam grandes diferenças. Principalmente qualidade de vida, longevidade e saúde para você e para os seus.

* O autor é especialista em cirurgia geral e saúde digestiva.

        

Comentários

SÍFILIS

Sífilis Atualmente uma epidemia silenciosa de sífilis avança no Brasil, e o mais preocupante é que grande parte dos infectados…

ALERGIA ALIMENTAR III

Em relação as alergias alimentares, de forma geral, existem alguns testes laboratoriais que podem colaborar, mas nunca substituir, a história…

Alergia Alimentar II

Quando o sistema imunológico reage de forma anormal a algo que você comeu ou bebeu, provavelmente você está tendo um…

Alergia Alimentar

A expressão de alergia alimentar é influenciada pela genética, ambiente e interação genoma-ambiente, incluindo efeitos epigenéticos.  A reação adversa ao…

Retinoblastoma

      O retinoblastoma é o tipo de tumor ocular infantil mais frequente em crianças de 2 a 5 anos de…

Vermes do Olho de Peixe

       Circulam nas redes sociais a notícia de uma doença que acomete os olhos de peixes de nossa região. O…