Correio de Carajás

Via Crucis marca a Sexta-Feira Santa em Marabá

Um dos dias mais importantes da Semana Santa, a Sexta-Feira da Paixão (como também é conhecida), no calendário de 2022 caiu no dia 15 de abril. É uma data em que o cristianismo relembra a crucificação de Cristo. Para os fiéis também é tempo de adoração, reflexão e jejum.

A encenação da Paixão de Cristo, momento em que a igreja narra os últimos dias de Jesus na terra, sua morte e ressurreição, não será realizada esse ano nas principais paróquias de Marabá. Por sua vez, a Via Crucis (também chamada Via Sacra) estará presente  em algumas igrejas.

A Via Crucis é o momento em que os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, ou ainda em procissão, o percurso de Jesus enquanto carregava a Cruz. Que se inicia no Pretório de Pôncio Pilatos e vai até o Monte Calvário.

Leia mais:

Na procissão católica, é feita uma caminhada onde são feitas 14 paradas, cada uma representando uma estação da Via Sacra. Em cada parada são feitas leituras litúrgicas e orações.

Algumas das igrejas marabaenses que vão realizar a procissão são: a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, às 18 horas, na Folha 16, Nova Marabá; Paróquia Sagrado Coração de Jesus, às 17 horas, na Folha 28, também na Nova Marabá. No núcleo Cidade Nova: a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, às 15h30. (Luciana Araújo)