Correio de Carajás

Vereadores viram alunos para aprender sobre o Legislativo de Marabá

Diretora da Escola do Legislativo de Marabá, Gabriela Silva fala a vereadores e novos servidores da Câmara
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com as sessões ordinárias de 2021 previstas para iniciar no dia 23 deste mês de fevereiro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realiza nesta semana, entre os dias 8 a 10, uma série de palestras que fazem parte de um curso de capacitação para novos vereadores e servidores que chegam à Casa nesta nova legislatura.

A abertura aconteceu na segunda-feira, com a palestra “O servidor público do século XXI: desafios e avanços”, ministrada por Leideane Gaby, coordenadora do Departamento Cerimonial da Câmara; em seguida, os participantes acompanharam a palestra “O papel dos Recursos Humanos na organização legislativa”, discorrida por Fabricio Cavalcante, diretor do Departamento de RH da CMM.

À tarde, as atividades reiniciaram com a palestra “O Poder Legislativo: funções, organização e funcionamento”, apresentada por Ronaldo Giusti, diretor do Departamento Jurídico da Câmara; na sequência, encerrando a programação do dia, a “Oficina de Técnicas Legislativas”, retratada por Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo).

Leia mais:

Na manhã do dia 9, houve continuação com a Oficina de Técnicas Legislativas; às 10h30, Délio Azeredo, técnico de processamento de dados, apresentou a palestra “A tecnologia a favor do trabalho legislativo: o uso da área livre”; no mesmo dia, foi apresentada a palestra “Sistema de Apoio ao Processo Legislativo”, discorrida por André das Virgens, técnico do Departamento Legislativo) da CMM.

Na quarta-feira, a primeira palestra iniciou às 8h30, com apresentação sobre o “Sistema eletrônico de votação: avanços e desafios”, com Walid Mahmud, assessor técnico de audiovisual); às 9h40, o jornalista Ulisses Pompeu, diretor adjunto do departamento de Comunicação da CMM, apresenta a palestra “O papel da comunicação institucional”.

A última palestra do evento foi “O Cerimonial no ambiente Legislativo”, ministrada por Leideane Gaby, coordenadora do Cerimonial.

Yago Rocha, 27 anos, trabalha no serviço público pela primeira vez e está lotado no Gabinete 8 da Câmara Municipal. Ele explica que ficou impressionado com a organização que o Poder Legislativo de Marabá possui e avalia que seria complicado iniciar a assessoria parlamentar sem o conhecimento que está adquirindo durante o curso. “Gostei muito da palestra sobre funções, organização e funcionamento da Câmara, ministrada pelo advogado Ronaldo Giusti”, declara Yago.

Embora tenha experiência como vereador em outra legislatura, Coronel Araújo explica que participa do curso para aprender como utilizar o sistema de votação eletrônica e, ainda, para incentivar a equipe de seu gabinete a participar da formação. “Esta é uma ferramenta valiosa para que eles não tenham dificuldade na elaboração de proposições”, observa. (Ulisses Pompeu)

Mais

CPI ouve presidente da Anvisa e pode convocar ministros e governadores

CPI ouve presidente da Anvisa e pode convocar ministros e governadores

A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira (11) o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.…
Ministros reiteram relevância da ciência para combate à pandemia

Ministros reiteram relevância da ciência para combate à pandemia

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (10) não haver outro caminho, se não a ciência, para lidar com…
Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar que estende até o fim de 2021 a autorização concedida a estados,…
Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Os senadores avaliaram de forma positiva a primeira semana de oitivas da CPI da Pandemia. Foram ouvidos os ex-ministros da…
Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (6) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia…
Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Em depoimento nesta quinta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo…