Correio de Carajás

Vereadores pedem eficiência no combate à Covid-19 diante do cenário em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O avanço do coronavírus em Parauapebas dominou mais uma vez o debate na sessão desta terça-feira, 28 de abril, da Câmara Municipal. Boa parte dos vereadores fez críticas ao governo e cobrou eficiência nas ações contra a Covid-19.

Vereadores alegam que o governo está fazendo muita propaganda, mas a efetividade das ações tem sido pífia e cada vez mais a situação se agrava, com aumento de casos positivo e óbitos. O vereador Zacarias Marques, membro da Comissão de Saúde da Câmara, mostrou que a realidade do município é preocupante.

De acordo ele, o município até agora conta com 14 respiradores e 14 leitos de UTI, que estariam todos ocupados. “Não queremos implantar o terror, mas se acontecer de alguém precisar agora de atendimento em UTI, vai ter que ficar na fila de espera. Fato que pode agravar o quadro e até mesmo levar a pessoa à morte”, alertou o vereador.

Leia mais:

Ele frisou que Parauapebas precisa agir de forma mais eficiente nas ações de combate à doença e pediu celeridade nas obras do Hospital Campanha, para atender pacientes com a Covid-19.  Marques mostrou em vídeo a medida adotada pelo município de Capitão Poço, que fez um mutirão, envolvendo empresários e pecuaristas, para higienizar a cidade com solução clorada, que elimina o vírus.

Essa mesma atitude tem sido adotada pelos municípios de Redenção e Xinguara. No último domingo, por exemplo, Redenção fez a higienização de vários bairros da cidade. Xinguara vem fazendo isso diariamente, durante a noite.

O vereador Ivanaldo Braz solicitou a palavra e corroborou com a fala do colega, dizendo que a medida de Capitão Poço é eficiente e que Parauapebas, que conta com uma Secretaria de Produção Rural com maquinários, pode fazer isso, sem contar que pode receber o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e outros produtores, que possuem tratores que fazem pulverização de defensores agrícolas.

“Eu tenho certeza, que se chamar esse pessoal, todo mundo vai colaborar”, acredita Braz. Completando sua fala, Zacarias Marques destacou que o governo não está coeso no combate à pandemia porque há secretários que estão alheios ao problema. “Nesse momento, todos nós precisamos estar na mesma cruzada porque essa doença não escolhe classe social. Todos nós estamos vulneráveis”, alertou.

Joelma Leite também teceu críticas ao governo, frisando que algumas medidas anunciadas até agora não demonstraram resultados. Entre elas, citou o projeto “Máscaras para Todos”, lançado dia 14 de abril.

O projeto visava garantir renda às costureiras e fornecer máscaras à população. “Cadê essas máscaras. Até agora não vi ninguém nas ruas usando essas máscaras. Pelo contrário, vemos muitas pessoas circulando pelas ruas ou em filas sem usar essa proteção”, enfatizou a vereadora.

Ainda falando em medidas, ela sugeriu, para evitar ainda mais filas, como o que vem ocorrendo em decorrência do saque do Auxílio Emergencial do Governo Federal, que Parauapebas crie mecanismo para distribuir o Vale Merenda, que será pago aos estudantes da rede municipal de ensino. “Seria interessante fazer o agendamento por aplicativo ou outro dispositivo que evite as pessoas de se aglomerarem, como o que vem ocorrendo, porque isso, sabemos, aumenta a disseminação do vírus e Parauapebas pode ter mais mortes”, disse a vereadora. (Tina Santos)

Comentários

Mais

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite, em uma cerimônia na qual a rainha Elizabeth II deixou de ser…
Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

O presidente Jair Bolsonaro se filiou hoje (30) ao Partido Liberal (PL). O ato de assinatura da ficha de filiação…
Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

O Ministério da Cidadania envia até esta terça-feira (30) mensagens de celular (SMS) orientando a devolução voluntária de recursos recebidos…
Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

O Ministério da Saúde lançou hoje (30) a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e…
Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

O Congresso Nacional analisa na próxima segunda-feira (29) o Projeto de Resolução nº 4/2021, que cria regras para a destinação de…
Alepa aprova novo mínimo de investimentos para PPP’s

Alepa aprova novo mínimo de investimentos para PPP’s

Os parlamentares aprovaram no dia 23 três Projetos de Lei do executivo estadual. O Projeto de Lei Complementar cria a…