Na sessão ordinária desta terça-feira, 3, foi lida, em Plenário, uma “Carta ao povo de Marabá”, em que a vereadora Vanda Américo (Cidadania) anuncia licença do cargo no Poder Legislativo. Ela informou aos seus pares que foi convidada pelo prefeito Tião Miranda a reassumir a presidência da Fundação Casa da Cultura de Marabá. No lugar dela, quem assume a vaga na Câmara é Badeco do Gerson (Cidadania).
Por outro lado, a vereadora destacou que permanecerá, mesmo sem receber salário, como membro da Comissão Especial de Desenvolvimento de Marabá, ajudando a discutir caminhos para ampliar a geração de emprego e renda no município.
Conhecida na política como “Mulher Coragem”, Vanda Américo iniciou sua carreira política no ano de 1988 como vereadora, e sucessivamente se reelegeu nos anos de: 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2020, tornando-se assim a vereadora com o maior número de mandatos consecutivos do município, ao lado de Miguel Gomes Filho.
Leia mais:Abaixo, leia, na íntegra, a Carta enviada por Vanda ao presidente da Câmara e lida na tribuna:
“Informo a todos os colegas parlamentares e servidores do Poder Legislativo, bem como à comunidade de Marabá em geral, que acabo de aceitar o convite do prefeito Tião Miranda para retornar à presidência da Fundação Casa da Cultura de Marabá, com o objetivo de fortalecer e retomar projetos socioculturais que envolvem milhares de crianças e adolescentes de nosso município, além de coordenar equipes que desenvolvem pesquisas sobre os mais variados temas.
Por isso, a partir deste mês de agosto estou licenciada do cargo de vereadora, mas continuo comprometida com os interesses de nosso município, lutando pelas causas ambientais, pela formação de mão de obra e faço questão de permanecer como membro da Comissão de Desenvolvimento de Marabá, da qual faço parte desde o início deste ano e para o qual não há nenhum tipo de remuneração.
Quem conhece minha trajetória política e aqueles que votaram em mim, sabem do meu compromisso com esta cidade e como lutei por vários anos para fortalecimento da democracia, da geração de emprego para nosso povo e desenvolvimento de Marabá.
Continuarei comprometida na luta para ampliar essas conquistas, mas também atenta a tudo que acontece nesta cidade, cobrando investimentos dos setores público e privado.
Agradeço a Deus por esse nosso desafio e conto com a compreensão de todos”.