Correio de Carajás

Vereadora defende projeto de Mercado Municipal e Teleférico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Durante a sessão de ontem, terça-feira, 21, da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) a vereadora Joelma Leite (PSD) defendeu o projeto do Executivo de construção de um novo Mercado Municipal para a cidade, no Bairro do Rio Verde, que será interligado a um teleférico, tendo como base um parque que será construído na Praça da Bíblia, no Morro dos Ventos, ponto mais alto de Parauapebas.

O projeto, orçado em R$ 15 milhões, recebeu várias críticas pelo alto valor e também porque existem outros setores que precisam de investimentos, como a saúde. Mas, para a Joelma Leite, o projeto do novo Mercado Municipal, incluindo o parque teleférico, que ainda seria ligado ao projeto urbanístico do Residencial Alto Bonito, onde será construída uma estação, vai impulsionar um setor que começa a ganhar destaque no município, que é o turismo, considerada uma das alternativas econômicas para Parauapebas, para sair da dependência da mineração.

Vereadora diz que projeto vai fomentar turismo e ser alternativa de transporte para população /Foto: Tina Santos

Segundo o projeto, o Mercado Municipal, que irá substituir o atual, construído na década de 90 no Rio Verde, contará com estacionamento para 300 carros no subsolo, terá 180 boxes de hortifrutigranjeiro, 30 para venda de peixes, 30 para comerciantes de aves e 30 para o ramo de confecção. O projeto, que conta com pavimentos, terá ainda praça de alimentação, que deve abrigar a maior parte dos feirantes que hoje explora o setor no velho mercado, além de caixas eletrônicos e lotéricas.

Leia mais:

Já o teleférico, que será a menina dos olhos do Complexo Turístico da Praça da Bíblia, está projetado para funcionar de início com quatro cabines. Segundo o governo, a elaboração do processo de licitação para escolha da empresa que vai construir a obra deve ser concluída em até 10 de setembro e a conclusão do certame deve ser finalizada em janeiro de 2019. A previsão é que as obras comecem em abril do mesmo ano.

O governo espera concluir a construção do complexo turístico, com a instalação do teleférico, até 2020. Na primeira fase, o teleférico será ligado ao Mercado Municipal e, na segunda etapa, à praça que está sendo construída no Residencial Alto Bonito.

Na opinião de Joelma, o teleférico, além de ser uma grande atração turística, porque a cidade seria a primeira do Pará a contar com esse dispositivo, também vai ser mais uma alternativa de transporte para a população, que reclama da deficiência nesse setor na cidade, citando os protestos que foram feitos porque a Câmara Municipal não aprovou o projeto que criava o serviço de táxi lotação, que seria outra alternativa de locomoção na cidade, que só conta com vans que não fazem linha para todos os bairros, além de táxi e mototáxi, que têm custo salgado para o bolso da população.

“Aquelas pessoas que saíram da Câmara semana passada protestando porque esse tipo de transporte não foi aprovado, serão beneficiadas com esse projeto”, acredita a vereadora, que também defende investimentos para fomentar outras áreas de turismo, como o turismo de negócios que, para ela, já é bem viável na cidade, que conta com muitas empresas prestadoras de serviços para a mineradora Vale, por exemplo, que podem impulsionar esse setor. (Tina Santos)

 

Mais

Anvisa explica entraves na aprovação da vacina Sputink V

Anvisa explica entraves na aprovação da vacina Sputink V

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia nesta terça-feira (11), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância…
Guedes diz que reforma administrativa será moderada

Guedes diz que reforma administrativa será moderada

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como bastante moderada a proposta do governo de reforma administrativa, em audiência pública,…
Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar que estende até o fim de 2021 a autorização concedida a estados,…
Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Os senadores avaliaram de forma positiva a primeira semana de oitivas da CPI da Pandemia. Foram ouvidos os ex-ministros da…
Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (6) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia…
Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Em depoimento nesta quinta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo…