Correio de Carajás

Unifesspa vai promover curso sobre gênero e diversidade sexual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste segundo semestre de 2018, o Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), em parceria com o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) propõem uma versão expandida da disciplina de “Amazônia: Imaginários, Discursos e Colonialidade” – ministrando o curso sobre gênero e diversidade sexual.

O curso terá certificação com carga horária de 45h e será ministrado no Auditório do ICH, localizado na Unidade I, Campus de Marabá, de 05 a 17 de setembro pelos professores Dr. Jerônimo da Silva e Silva; Drª Idelma Santiago da Silva; Dr. Agenor Sarraf Pacheco e Dr. Reginaldo Cerqueira.

A partir dos temas que compõem o ementário da disciplina, o curso terá como objetivo discutir de forma crítica e interdisciplinar os estudos de gênero e diversidade sexual.

Leia mais:

O curso objetiva ainda apresentar os conceitos de gênero, família, filiação, reprodução e sexualidade; analisar desdobramentos de estudos históricos e antropológicos sobre relações de gênero nas sociedades: feminilidades, masculinidades em diferentes contextos culturais; compreender a intersecção de gênero, raça e cultura em abordagens decoloniais; discutir as relações entre violência, dignidade humana e direito na sociedade brasileira; além de problematizar modos de regulamentação e resistências na produção de corpos em contexto escolar e visibilizar o diálogo entre arte, gênero e sexualidade.

As abordagens dessas experiências no recorte amazônico serão analisadas à luz de outros contextos históricos e geográficos, valorizando a interculturalidade e desnudando o exercício de estudos comparados.

O curso sobre gênero e diversidade sexual é destinado aos acadêmicos, docentes e técnicos, professores da rede pública, representantes de setores da sociedade, movimentos sociais, além do público em geral.

A Unifesspa almejando cumprir seu papel como instituição comprometida com o amadurecimento das práticas democráticas, considera de extrema importância que as instituições de ensino superior não se esquivem de exercer um canal de interlocução para ampliar o debate sobre gênero e diversidade sexual, pois ainda que haja tantas divergências em torno de costumes e valorações na lida cotidiana, há de se reconhecer que a referida temática jamais poderá ser descolada das práticas educacionais.

“Por se tratar de um curso de extensão, as vagas alcançarão todos os setores da sociedade”, disse o coordenador Jerônimo da Silva e Silva.

Serviço:

Curso sobre Gênero e Diversidade Sexual

Período de inscrição: 15 a 29 de agosto de 2018
Período do duração: 05 a 17 de setembrode 2018
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório do ICH, Unidade I – Campus de Marabá
Inscrições pelo SigEventos: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/GDS2018
Certificado de 45h

 

(Divulgação Unifesspa)

Mais

Tião agenda reunião com professores de Marabá para negociar dívida

Tião agenda reunião com professores de Marabá para negociar dívida

Os professores da rede municipal podem, finalmente, ter um encontro cara a cara com o prefeito Tião Miranda, de Marabá.…
Centenas ignoram vírus e aglomeram na Orla de Marabá

Centenas ignoram vírus e aglomeram na Orla de Marabá

Aglomeração, falta de uso de máscara, som alto, consumo de bebidas alcoólicas e desrespeito às medidas de segurança. Foi isso…
Autoescolas reivindicam centro de treinamento em protesto

Autoescolas reivindicam centro de treinamento em protesto

Uma manifestação pacífica tomou conta da entrada da sede da Prefeitura de Parauapebas, promovida pela Associação das Autoescolas de Parauapebas…
Já entregou o IRPF? Prazo acaba dia 31

Já entregou o IRPF? Prazo acaba dia 31

Se você ainda não entregou sua declaração do Imposto de Renda 2021 (IRPF) é melhor se apressar, o prazo acaba…
Cadastro para regularização fundiária do Bairro Liberdade continua

Cadastro para regularização fundiária do Bairro Liberdade continua

As equipes da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) retornaram,…
Webinário debate os impactos da pandemia no setor cultural

Webinário debate os impactos da pandemia no setor cultural

Shows cancelados, cinemas fechados e visitação suspensa a museus e espaços culturais. Eis o cenário que o setor cultural vive…