O vereador Josiel de Souza Lima (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia, poderá ter o mandato cassado. A coligação “Governo Humanizado, Povo Respeitado”, composta pelo PT, PSDB, PC do B e Solidariedade, ingressou com ação de investigação judicial na 24º Zona Eleitoral requerendo a cassação do diploma e a inelegibilidade do parlamentar, que foi eleito para o primeiro mandato nas Eleições 2020, com 496 votos.
Segundo a coligação que moveu o processo, o vereador teria sido favorecido por candidaturas “fantasmas”, já que cinco candidatas do PSD tiveram menos de seis votos e – conforme alega a referida coligação – as candidaturas feministas seriam apenas para compor o quociente de 30%.
Josiel Lima informou que já recorreu da ação. “Fizemos uma campanha limpa, algumas candidatas do nosso partido tiveram poucos votos, como outras mulheres de outros partidos”, disse, em pronunciamento divulgado nas redes sociais.
Leia mais:Caso confirmada a cassação do mandato de Josiel Lima, que compõe a base de apoio ao prefeito Jair Martins (MDB), o primeiro nome na linha sucessória para assumir a cadeira na Câmara é a petista Divina, primeira suplente da coligação que ingressou com a ação na 24ª Zona Eleitoral. O Legislativo de Conceição do Araguaia é composto por 13 vereadores. (Delmiro Silva)