Correio de Carajás

“Ver-a-Cidade” abre nesta sexta com o tema: ‘Cultura em Movimento’

Com o tema “Cultura em movimento” a 13ª edição da mostra fotográfica “Ver-a-Cidade” vai reunir fotógrafos amadores e profissionais em uma exposição que promete apresentar Marabá sob um outro olhar e uma nova perspectiva.

O evento, que acontece na Galeria Vitória Barros, terá abertura na noite da próxima sexta-feira, 28 de abril, de forma democrática e sem distinção entre profissionais e amadores.
Idealizado pelos artistas e amigos Vitória Barros e Alexandre Silva, o Alixa, o projeto nasceu em uma conversa sobre fotografia. “Surgiu a ideia de fazer uma amostra fotográfica naquela época. E aí, o nome do projeto nasceu porque queríamos algo veraz, que tivesse verdade. Começamos a falar em veracidade e, surgiu, nas entrelinhas o ver-a-cidade”, relembra Alixa.

Ele conta que durante esses 13 anos, essa é a sua sexta participação colaborando e contribuindo com o evento de forma efetiva.

Leia mais:
“Começamos a falar em veracidade e surgiu, nas entrelinhas, o Ver-a-cidade”, relembra o professor e artista visual Alixa – Foto: Evangelista Rocha

E, ao longo desse tempo, muitas mudanças aconteceram e todas elas são resultado da persistência de continuar fazendo o evento todos os anos em Marabá, algo que Vitória Barros não abre mão.
Para Alixa, mudanças muito boas. “O ‘Ver-a-Cidade promove diversos benefícios à população, sendo um deles o encontro entre aquelas pessoas que estão iniciando na fotografia e aqueles que já atuam profissionalmente. Esse encontro, das duas gerações, é importantíssimo. Além disso, agora o evento está mais organizado, com regulamento, critérios e tema específico”, sintetiza o artista visual, ressaltando que a exposição é aberta ao público e totalmente gratuita, se tornando um espaço de muitas possiblidades.

Organizando as fotografias junto com a equipe da Galeria, Vitória Barros confessa que mesmo sendo a décima terceira edição a emoção de iniciar o “Ver-a-Cidade” é sempre diferente.
“Tudo vai mudando e a emoção também. Temos muita satisfação de fazer esse evento porque é um exercício entre estudantes, profissionais e curiosos. É interessante perceber o “Ver-a-Cidade” sempre se renovando, vendo que pode servir para a formação de currículo de pessoas que querem se enveredar no mundo fotográfico, ou simplesmente de pessoas com curiosidade mesmo”, esclarece a galerista Vitória.

A gente observa a generosidade dos fotógrafos com aquelas pessoas que só querem mostrar sua rua e seu bairro”, diz a galerista Vitória Barros – Foto: Evangelista Rocha

Para ela, a mostra fotográfica pode ser definida como generosa, pois mistura fotógrafos profissionais e amadores. “A gente observa a generosidade dos fotógrafos com aquelas pessoas que só querem mostrar sua rua e seu bairro. Isso é de uma grandeza incalculável, especial”.
O “Ver-a-Cidade” busca capturar, através das lentes, as emoções que Marabá desperta em seus participantes. Ao todo, sessenta e oito pessoas se inscreveram e mais de 100 fotografias estarão expostas no evento.

Nesta edição, Regina Suriane é a artista convidada para mostrar seu trabalho e fazer a ponte entre fotógrafos iniciantes e os profissionais.
O coquetel de abertura da 13ª Mostra Fotográfica “Ver-a-Cidade” será dia 28 de abril, às 19h, na Galeria de Artes Vitória Barros, na Avenida Itacaiunas, 1519, no Bairro Novo Horizonte, Núcleo Cidade Nova. (Ana Mangas)