Correio de Carajás

Vamos falar sobre arbitragem

Na Resenha

Na Resenha

Chagas Filho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foram tantas lambanças dos apitadores, bandeirinhas e árbitros de VAR nesse Campeonato Brasileiro, que o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, foi mandado embora. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira pelo presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues. A informação é de que o também ex-árbitro Alício Pena Júnior assumirá o cargo até o final do Campeonato Brasileiro.

Estopim

A gota d’água foi a polêmica arbitragem de Vinicius Gonçalves Dias Araújo em Flamengo 3×0 Bahia, quinta-feira, no Maracanã. O árbitro marcou um pênalti para o Rubro-Negro depois que a bola tocou no peito e no bíceps do zagueiro Conti, do Tricolor baiano. Ele manteve a decisão mesmo depois de ver as imagens no monitor, desrespeitando recomendação do ano passado de que quando a bola bater na manga da camisa o pênalti não deve ser marcado.

Leia mais:

Ferramenta é boa

Mas, venhamos e convenhamos, esse não foi o primeiro erro (nem o mais clamoroso) e nem será o último da arbitragem brasileira, que tem se revelado um verdadeiro desastre desde que o VAR foi inserido na realidade do futebol. A ferramenta é boa e necessária para trazer mais justiça ao placar dos jogos, mas sua utilização é incompetente.

Não creio em corrupção

Embora a corrupção esteja impregnada em todos os setores da sociedade brasileira, eu custo acreditar que os árbitros brasileiros cometam erros propositais para beneficiar time A ou B. O que existe é uma pressão sobre os apitadores, sobretudo quando times de grande mídia são prejudicados. Basta ver o que aconteceu com o Flamengo, duramente prejudicado pela arbitragem na segunda-feira (8), acabou sendo favorecido na quinta-feira (11).

Incompetência indisfarçável

Não vou dizer também que todos os árbitros brasileiros são maus profissionais. Mas o que temos visto – na média dos jogos – é um show de horrores. A incompetência da arbitragem se tornou indisfarçável em tempos de VAR.

É sobre isso e não está tudo bem.

Comentários
Deu a (i)lógica

Deu a (i)lógica

Antes do jogo começar, até as pedras sabiam como seria a partida: o Palmeiras fechado tentando fazer a transição rápida…
De tirar o fôlego!

De tirar o fôlego!

A decisão da Libertadores da América, neste sábado (27), entre Palmeiras e Flamengo, pode ser um jogo de 120 minutos!…
Tudo aberto

Tudo aberto

A final da Libertadores no próximo sábado (27) está completamente aberta, nivelada… por baixo! Palmeiras e Flamengo, a cada jogo…
AeroFla!

AeroFla!

Mais uma vez a torcida do Flamengo deu um show na despedida do time do Rio de Janeiro. A delegação…
Vamos falar sobre arbitragem

Vamos falar sobre arbitragem

Foram tantas lambanças dos apitadores, bandeirinhas e árbitros de VAR nesse Campeonato Brasileiro, que o presidente da Comissão de Arbitragem,…
Super heróis

Super heróis

Em alta no Brasileirão, o atacante Hulk e o lateral Guilherme Arana, craques do Atlético (MG), ganharam status de super…