A Vale, por meio do Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Belém, está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional 2019. As inscrições podem ser feitas até 16 de setembro. O edital e o detalhamento das informações estão disponíveis no site www.itv.org.
Para a turma de 2019, há um total de 30 vagas. Sendo 10 voltadas para empregados da Vale e de empresas controladas e coligadas; outras 10 vagas para residentes no estado do Pará e que estejam interessados em trabalhar com temas relacionados com os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ da ONU e 10 oportunidades para atender da comunidade em geral. Desse total, serão disponibilizadas 10 bolsas de estudo para os candidatos residentes no Pará.
O curso de pós-graduação tem duração de dois anos, e é reconhecido e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. O objetivo é formar profissionais interessados em adquirir uma visão interdisciplinar do aproveitamento sustentável dos recursos naturais.
Leia mais:Os alunos selecionados irão desenvolver projetos relacionados às linhas de pesquisa do ITV, que são: Geologia Ambiental e Recursos Hídricos, Socioeconomia e Sustentabilidade, Computação Avançada, Tecnologia Ambiental, Uso Sustentável dos Recursos Biológicos, Genômica Ambiental e Biodiversidade e Serviços de Ecossistema
Programa de Estágio
A Vale também está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio. O processo foi todo reformulado para garantir que haja um alinhamento maior entre os valores do candidato e da empresa. São oferecidas mais de 600 vagas em sete estados onde a empresa desenvolve suas operações. No Pará, as oportunidades são para os municípios de Marabá, Parauapebas e Ourilândia do Norte. As inscrições poderão ser feitas até 21 de setembro pelo site www.vale.com/estagio .
Os selecionados iniciarão o estágio a partir de janeiro de 2019 e receberão bolsa-auxílio mensal de até 1.375,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.
Podem se candidatar ao Programa de Estágio alunos de nível superior que estejam nos dois últimos anos de curso, ou seja, com formatura prevista entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020. Há vagas para os cursos de Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e Ciências da Computação. Também terão a oportunidade de se inscrever estudantes de nível técnico de mais de 20 cursos, como Mecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mineração e Segurança do Trabalho. (Ascom/Vale)