Correio de Carajás

“Vacinação de idosos em Parauapebas enfrenta resistência”, afirma secretário

Parauapebas recebeu no dia 10 deste mês de fevereiro, 2.652 doses de vacinas CoronaVac. Desse total, 180 foram direcionadas para a vacinação de idosos acima de 90 anos. Essa quantidade é estimada pelo Ministério da Saúde, baseado em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Todavia, até o momento, só foram aplicadas 70 doses, segundo informações do secretário-adjunto de Saúde do município, Paulo Vilarejo. Em entrevista concedida ao Portal Correio nesta quarta-feira, 24, ele pede que as pessoas que tenham parentes de 90 anos ou mais, procurem a unidade de saúde mais próxima, para fazerem o agendamento para que os idosos sejam vacinados. Vilarejo esclarece, também, que a equipe de vacinação pode ir à residência do cidadão, caso este não consiga se locomover até o ponto de vacinação.

Questionado se alguns idosos estão se negando a tomar a vacina, Paulo reconhece que sempre houve resistências e relembra que vacinas como sarampo, poliomielite, paralisia infantil são doenças que foram erradicadas do país com ajuda de imunização por meio de vacinas. “Temos tradição, tecnologia, segurança de produzir vacinas país. Estamos utilizando tudo isso na vacina da covid-19, assim, existe muita especulação, mas o fato é que as pessoas estão se vacinando no mundo. No Brasil, a imunização já está levando à queda do número de casos da doença’’.

Leia mais:

O secretário de saúde pondera que gostaria de ter doses de vacinas suficiente para toda a população de Parauapebas, porém ainda lembra que os imunizantes ainda estão escassos e as duas únicas medidas preventivas eficazes e aprovadas pelos especialistas para a covid-19, são o isolamento e a vacina. (Henrique Garcia – Estagiário – com informações de Rayane Pontes)