Correio de Carajás

“V Caminhada e Corrida Solidária da Apae” levanta a bandeira da inclusão, em Marabá

Os atletas da Apae já se preparam para participar da corrida/ Fotos: Evangelista Rocha

Sob o importante tema “Conectar e somar para construir inclusão”, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marabá realizará no próximo 20 de agosto a “V Caminhada e Corrida Solidária da Apae”. O evento marca a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (de 21 a 28 de agosto).

Socorro Cavalcante, diretora da instituição, compartilha que o pódio da competição é chamado de amor, generosidade, carinho e respeito pela pessoa com deficiência. “É um pódio diferente de todas as corridas, porque você vai caminhar e correr em prol da pessoa que não pode, que não tem como se locomover. Então é um gesto de generosidade”. Para ela, o momento é de conscientização da sociedade em relação à pessoa com deficiência, que precisa ser vista com igualdade e tratada com respeito.

Socorro Cavalcante (centro) compartilha que o evento é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a pessoa com deficiência

ATLETAS

Leia mais:

Entre as pessoas com deficiência atendidas pela instituição, estão Ari de Portela e Castro Veloso Júnior, 56 anos, e Francisco Santana Bezerra, de 32, que estão ansiosos pelo dia do evento, momento em que irão vestir o uniforme de atletas e correr representando a Apae.

“Eu entrei de férias no início do mês, aí eu pensei comigo ‘não vai dar certo eu ficar parado o mês inteiro, eu vou correr’. Aí eu pego do canto de casa e dou a volta na quadra, correndo, e tiro meia hora nesse percurso”, conta Ari, complementando que gosta de estar sempre em movimento.

Com Francisco não é diferente. O atleta amador destaca que sente orgulho em participar do evento. “Deficiente não é só para ficar em casa, sentado, parado, não. É mostrando a sua capacidade de correr”. Ele também deseja que o marabaense abrace a causa e participe do momento, pois é uma grande felicidade correr junto com a sociedade e chegar ao pódio com muita garra e força.

SAIBA MAIS

A corrida acontece no dia 20 de agosto (domingo), a partir das 06h30, e serão percorridos três quilômetros de caminhada e cinco de corrida, em um trajeto em torno da Apae.

A taxa de inscrição custa R$ 70, tanto para a categoria feminina, quanto para a masculina, e dá direito à camiseta, squeeze, chip e número no peito. Para pessoas com deficiência a taxa é gratuita. Clientes Fibralink possuem um desconto especial e irão pagar R$ 50.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na sede da Apae de Marabá, na Rua Sergipe, Bairro Belo Horizonte, Núcleo Cidade Nova, e na Fibralink, para os clientes da empresa, na Folha 31, Quadra 04, Lote 02, Núcleo Nova Marabá.

A retirada dos kits será feita entre 16 e 18 de agosto, no mesmo local da inscrição. (Luciana Araújo)