Uma nota remetida à imprensa pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) agora há pouco dá conta de que Marabá foi retirada da lista de cidades onde há suspensão total das atividades consideradas não essenciais. Em síntese, o município não entrará em ‘lockdown’ nesta terça-feira (19), como anunciado.
A decisão parte do Governo do Estado, que acolheu manifestação contrária da Prefeitura de Marabá e, então, resolveu remover a cidade do decreto publicado no domingo (17). Em Parauapebas e Canaã dos Carajás, entretanto, tudo segue conforme o definido.
De acordo com a prefeitura, ainda não há colapso do sistema de saúde em Marabá, o que não justificaria medidas mais severas de combate à doença causada pelo novo coronavírus, ao que seja a covid-19.
Leia mais:Ainda conforme o município, o decreto que mantém apenas os serviços essenciais em operação continua valendo. O comitê gestor deve iniciar uma agenda de negociação com empresários e microempresários locais para estabelecer um cronograma de reabertura gradativa do comércio.
A determinação será publicada ainda nesta segunda-feira (18), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). (Vinícius Soares)