Correio de Carajás

Unifesspa planeja 8 novos cursos e mais um campus

Até 2024, universidade pretende implantar 17 programas de pós-graduação stricto sensu, contratar 177 professores e 309 técnico-administrativos

Aprovado recentemente pela comunidade acadêmica, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) prevê, até o ano de 2024, implantação de oito novos cursos e mais um campus universitário. A instituição considera o PDI um importante instrumento de gestão, que estabelece os principais objetivos e metas a serem alcançados pelos próximos anos.

17 programas de pós-graduação stricto sensu e de 16 cursos de especialização; a investidura de 177 servidores professores e de 309 servidores técnico-administrativos. Além disso, prevê a ampliação da infraestrutura física e tecnológica para dar suporte à estratégia e garantir o pleno funcionamento dos cursos. A expansão em todas essas áreas terá um desafio suplementar com a criação de mais um campus universitário, projetado para o município de Canaã dos Carajás.

Afora essas projeções de expansão, o Plano traz importantes inovações na metodologia de ensino ofertado pela Unifesspa, que habitualmente era assentada na modalidade presencial e passou a ser realizada também por meio da utilização de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais e híbridos, conforme Projeto Pedagógico Institucional.

Leia mais:

Para dar sustentabilidade financeira aos avanços em várias dimensões, ao fomento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a captação de recursos provenientes de emendas parlamentares, por meio de convênios e cooperações firmados com entidades públicas e privados, ou mediante Termos de Execução Descentralizada,  será uma estratégia decisiva, porque abre margem, a despeito das restrições orçamentárias enfrentadas, para viabilizar grande parte do processo de consolidação e expansão desta Instituição.

Diante do contexto geral, entre avanços, conquistas, desafios e projetos para o futuro, a Unifesspa se projeta cada vez mais como um importante instrumento para mudança da realidade social e um vetor para o desenvolvimento sustentável. As páginas seguintes apresentam, a título de ilustração, alguns painéis que representam a estratégia adotada no plano.

O PDI também contempla os indicadores escolhidos para acompanhar a realização do que foi traçado. Além disso, é por meio deste documento que os compromissos assumidos são comunicados, promovendo maior transparência no relacionamento da Universidade com a comunidade acadêmica e demais setores da sociedade.

Em sua essência, o PDI 2020-2024 expressa seu papel social de abrangência local, regional e nacional; estrutura organizacional; filosofia de trabalho articulada com o debate global; a política pedagógica que orienta suas ações e as atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver; e as políticas e programas acadêmicos e administrativos da Universidade, sedimentados nas normas vigentes, na cultura, vocação, inserção regional e realidade institucional da Unifesspa. (Fonte: Unifesspa)