Correio de Carajás

Uepa inscreve para Mestrado em Educação em duas linhas de pesquisa

Apartir de quarta-feira (6), o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), abre as inscrições para 30 vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação, com entrada no primeiro semestre de 2019. As inscrições para o Mestrado em Educação devem ser realizadas até 25 de junho, exclusivamente online.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, identificar a linha de pesquisa, eixo temático e área de interesse. A taxa de inscrição é de R$ 100,00, e o boleto deve ser pago até 27 de junho, obedecendo ao horário bancário. Para candidato que deseja vaga institucional – destinada a pessoas com vínculo efetivo com a Uepa – e Pessoas com Deficiência (PCD) foram disponibilizadas uma em cada Linha de Pesquisa, por categoria.

O processo seletivo é composto de quatro fases. A primeira consiste em uma prova escrita, argumentativa, que versará sobre a temática da linha de pesquisa escolhida pelo candidato. A segunda fase é de avaliação da proposta de pesquisa. Na terceira fase, o candidato passará por entrevista, realizada por professores membros da Comissão Avaliadora. A última fase é de avaliação do Currículo Lattes.

Leia mais:

Linhas de pesquisa – Atualmente, duas linhas de pesquisa estão disponíveis para os candidatos. A Formação de Professores e Práticas Pedagógicas realiza estudos e pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores, especificamente, no contexto amazônico, e de práticas pedagógicas no ambiente da educação básica e superior, na busca de aprofundamento teórico-metodológico de políticas, saberes e práticas que contribuam para a construção de projetos alternativos à formação e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

Em Saberes Culturais e Educação na Amazônia, os projetos investigam temas educacionais relacionados ao contexto brasileiro e amazônico, como saberes, representações, imaginários, conhecimento e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas. A formação visa contribuir para a construção de práticas socioeducacionais, éticas, epistemológicas e comprometidas com os saberes dos grupos socialmente excluídos, ajudando a fortalecer a identidade cultural amazônica.

O resultado final do processo de seleção será divulgado, por ordem de classificação e linha de pesquisa, em 23 de novembro de 2018, no site da Uepa. Será admitido recurso por escrito no prazo de um dia útil, iniciado no primeiro dia útil subsequente à data de divulgação do resultado. O recurso será recebido no Protocolo do CCSE, localizado na Travessa Djalma Dutra, Bairro do Telégrafo, das 8 às 14 h, e pode ser interposto pelo próprio candidato ou por procurador devidamente habilitado, com assinatura reconhecida em cartório.

Todas as regras que regem o concurso constam do edital do processo, que deve ser lido na íntegra por todos os candidatos. Clique aqui para ler o edital.

(G1 PA, Belém)