Correio de Carajás

Pedagogia da Unifesspa realiza seminário sobre formação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1 Visualizações

A Faculdade de Ciências da Educação (FACED), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, iniciou nesta quarta-feira (6) e finaliza na quinta (7) o Seminário intitulado “O Pedagogo em Formação: Práticas Curriculares na Construção da Identidade Docente”.

Esse evento se originou dos debates encaminhados pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faced, a partir das discussões e orientações realizadas pelo Comitê Institucional de Formação de Professores da Educação Básica (Comfor), o qual demarcou a necessidade urgente de debates em torno da formação de professores, a partir dos cursos de licenciatura ofertados pela Universidade.

Assim, todas as Faculdades que ofertam cursos de licenciatura na Unifesspa estão realizando esse processo de discussão a partir de três eixos temáticos: O estágio supervisionado, Práticas Pedagógicas Curriculares e Inclusão e Interculturalidade.

Leia mais:

A partir deste Seminário, pretende-se estabelecer um fórum permanente de debates em torno das questões pedagógicas e acadêmicas do curso de Pedagogia, dando impulso ao processo necessário de avaliação e reconfiguração das atividades curriculares que perpassam a implementação cotidiana do curso de Licenciatura em Pedagogia da instituição.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, será realizada a Mesa Redonda “Deficiência, Inclusão e Acessibilidade”, com a professora doutora Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, com Aracy Pereira Cruz Santana, coordenadora do Departameno de Educação Especial da Semed/Marabá, e com Walkyiria Milhomem, professora de Atendimento Educacional Especializado de Marabá.

Dentre 14 horas e 18 horas acontecem os grupos para a discussão de questões relacionadas às políticas de ações afirmativas voltadas para a população com deficiência, formação do pedagogo e educação especial, além de políticas e práticas de educação inclusiva.

Às 19 horas, a Mesa de Encerramento, composta pelos discentes Janaina Jokrepoyre Lima Amjitopytyti, Germano Lira Dantas, Kátia Cunha da Silva e Melissa Gabriela, com mediação de Adrya Rosário de Oliveira.

Às 20h30min a leitura da sistematização dos grupos de trabalho, com proposições para a formação do Pedagogo na Unifesspa. Às 21 horas acontece o encerramento do evento.

GRUPÓS DE TRABALHO

Serão seis grupos de trabalho realizados durante o dia, dentre eles, “Estágio de Docência Interdisciplinar Ambientes Escolares; “Ambientes Não-Escolares Enquanto Espaço para Estágio e Formação do Pedagogo; Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica; Deficiência, Inclusão e Acessibilidade; Culturas Tradicionais e Indígenas; Relações Étnico-Raciais. (Divulgação/Unifesspa)

 

Comentários
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Conforme prometido previamente, a categoria dos músicos da noite de Marabá, que estão sem poder trabalhar há várias semanas, em…
Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

O relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: o acesso à informação e a disponibilização de dados públicos”, lançado…
MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para as bolsas remanescentes…
Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

A cultura paraense é marcada por forte influência indígena. A contribuição do povo mais antigo no solo brasileiro pode ser…
Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Confusão e negligência no combate à Covid-19 fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode…
MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

Entre os dias 10 e 21 de abril, o Movimento Sem Terra (MST) tem ações afirmativas programadas em torno da…