Correio de Carajás

Uepa começa a inscrever nesta terça (1º) para 110 vagas em Parauapebas

Imagem:  leolintang/iStock

ENSINO SUPERIOR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Foram abertas nesta terça-feira (1º) as inscrições para o Processo Seletivo Especial (Prosel) Parauapebas 2021 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ao todo, são 110 vagas dividias em 40 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas e 40 vagas para Licenciatura em Matemática, pelo Centro de Ciências Sociais e Educação, além de outras 30 vagas para Graduação em Engenharia de Software, pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia.

As inscrições seguem até o dia 14 de junho e estão disponíveis aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018, 2019 ou 2020. A classificação dos candidatos será feita com base nas notas obtidas no Enem.

As vagas para cada curso serão distribuídas por cotas regionalizadas, sendo 60% destinadas aos candidatos que comprovem haver concluído o ensino médio em Parauapebas, 20% àqueles que concluíram nos demais municípios da Região de Integração-sede e 20% das vagas aos candidatos que comprovem haver concluído o Ensino Médio em outros locais.

Leia mais:

Dentre os municípios da Região de Integração-sede estão Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

A Uepa reservará, ainda, 50% das vagas para cotistas, em cada grupo de cota regionalizada, a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio ou, curso equivalente, em escolas da Rede Pública.

As solicitações de inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, por meio do endereço https://www2.uepa.br/proselesp e o valor da taxa é de R$ 30,00. Será concedida isenção do pagamento aos candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede pública paraense, pessoas com deficiência e pessoas com hipossuficiência econômica que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Mais informações sobre o processo seletivo estão no edital.

Em 2019, a Universidade Estadual do Pará e a Prefeitura de Parauapebas assinaram o convênio para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado no município. Inicialmente, a instituição estadual ocupa as instalações do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e a Prefeitura de Parauapebas finalizou em maio deste ano a licitação para a construção da primeira fase do prédio próprio da Uepa, que deverá ser executada por quase R$ 18 milhões pela White Tratores Serviços de Terraplanagem.

O Bloco 01 será erguido às margens da Rodovia PA 275, na saída para Marabá, e abrangerá uma área de 4.554,57 metros quadrados. A construção se dará por meio de convênio firmado com a mineradora Vale e o prédio deverá abrigar, inicialmente, os cursos de matemática, enfermagem e ciências biológicas. A previsão é de que o prédio tenha capacidade de absorver uma demanda média de mil alunos. (Luciana Marschall)

Comentários
Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Já está disponível na página do Movimenta Pebas, a exposição virtual das três obras produzidas no programa de residência artística…
Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:   Leia mais: + Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas + Mutirão, em Marabá,…
Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou a vacinação contra a covid-19 para quem está…
É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:  Conteúdo verificado: Texto publicado em site na internet segundo o qual senadores republicanos revelaram que já…
Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Junho chegou e com ele a onda de calor mais forte do ano na região amazônica. As temperaturas podem superar…
Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Consta na pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Lei Nº 54…