Correio de Carajás

Três famílias são removidas após deslizamento no Rio Verde

Defesa Civil irá solicitar desligamento de poste que causa risco no local

Um deslizamento registrado na manhã desta terça-feira (4) causou a remoção de três famílias, moradoras de residências na Avenida 14 de Maio, no Bairro Rio Verde, em Parauapebas. O temor é que um poste de energia, cujo sustento era firmado no solo que cedeu, venha a cair. Equipes da Defesa Civil de Parauapebas e do 23º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) estiveram no local avaliando a situação.

Segundo o tenente Victor Furtado, do 23º GBM, o chamado foi recebido nesta manhã e, ao chegar no local, a equipe realizou isolamento das falhas e remoção das pessoas de dentro das casas. Assim, a Defesa Civil foi acionada e averiguou a situação do poste e das três casas, duas acima do poste e uma abaixo.

Em conversa com equipes de engenharia e assistência social da Defesa Civil, o Correio de Carajás foi informado que um poste de energia como o que está em perigo de ceder é fincado cerca de dois metros abaixo do solo. A falha gerada pelo deslizamento praticamente acabou com o sustento do poste, que se mantém em pé equilibrado pelos próprios cabos de energia. A Defesa Civil já está em contato com a fornecedora de energia elétrica Equatorial para o desligamento.

Leia mais:
Muro de casa acima cedeu e sustentação do poste ficou prejudicada (Imagem: Juliano Corrêa)

Quanto às famílias, foi relatado que há duas possibilidades: o deslocamento para uma casa alternativa, como a de amigos ou família, com apoio da Defesa Civil fornecendo um caminhão para realizar a mudança; ou o cadastro no Auxílio Moradia, que concederia um valor de R$ 400 durante os próximos três meses — duração do período de inverno amazônico – para as famílias, caso elas sejam elegíveis para receber o benefício (renda familiar de até três salários mínimos).

O proprietário das duas casas acima do poste, Ananias Furtado, foi quem acionou o Corpo de Bombeiros, e relatou também que já havia uma preocupação por conta de uma rachadura na varanda da casa e que foi contatado pelas inquilinas assim que o muro da lateral da casa cedeu. Ele também contou que foi a primeira vez em que teve que acionar as autoridades por conta de avarias no local.

Ananias Furtado acionou Corpo de Bombeiros (Imagem: Juliano Corrêa)

PARAUAPEBAS EM ALERTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para a região de Parauapebas: um de bandeiramento laranja – Perigo – emitido para quase todo o estado do Maranhão, leste do Pará e norte do Tocantins, válido entre 10h de terça-feira (4) e 10h de quarta-feira (5). O outro, de bandeiramento amarelo – Perigo Potencial – emitido para todo o sul e sudeste paraense, válido pelo mesmo período de tempo.

No somatório dos dois, as chuvas podem variar de 20 a 60mm por hora, com ventos que chegam a até 100km/h. A recomendação do Inmet é evitar atividades externas, ter cuidado com danos estruturais dentro das residências e acionar a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros no caso de perigo iminente. (Juliano Corrêa)