O transporte público de Parauapebas retornou às atividades na tarde desta quinta-feira (25), depois de paralisar as atividades na quarta-feira (24) por falta de combustível, como justificou o presidente da Central das Cooperativas de Transportes de Parauapebas (Central), Francisco Brito.
Em uma reunião entre o Secretário Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi), Denis Assunção, e integrantes da Central na manhã desta quinta-feira foi acordado que o transporte público voltasse a operar já na tarde de hoje.
Em nota enviada à imprensa, a Semsi destacou que, durante esta gestão, “foram destinados subsídios às cooperativas de transporte de passageiros por meio da Lei 5.071/2022, com repasse feito de abril de 2022 a março de 2023, totalizando 1 milhão e 200 mil reais, dos quais 900 mil foram destinados à Central das Cooperativas, em função das gratuidades de idosos e pessoas com deficiência (PCD)”.
Leia mais:Além disso, afirma a prefeitura, outro subsídio destinado à Central está previsto na Lei 5.382/2023, no valor de 3 milhões de reais. “Trata-se de uma parceria em que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) faz um repasse de 1,5 milhão e a Semsi contribui com a mesma quantia, em função da gratuidade dos estudantes da rede pública”.
A nota cita ainda que, referente à destinação dos valores, “as cooperativas devem prestar contas junto à secretaria, que encaminha os documentos para os setores responsáveis. O pagamento referente a este repasse foi realizado ontem, quarta-feira, 24 de abril, às 12 horas. Além disso, a Semsi obteve um aporte financeiro junto ao Governo Federal no valor de 950 mil reais, dos quais mais de 713 mil foram direcionados à Central das Cooperativas”. (Theíza Cristhine)