Correio de Carajás

Trânsito desregulado em Jacundá

Com uma frota formada por 16.556 veículos, o município de Jacundá, no sudeste paraense, apresenta outros dados bastante curiosos: 74% dos veículos estão em situação irregular perante ao Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e apenas 5.565 motoristas são habilitados. Outro agravante está relacionado ao número de acidentes nas ruas da cidade.

Jacundá está na região de Carajás cuja frota corresponde a 13,28% dos veículos registrados no Detran. O percentual de motoristas habilitados nessa região é de 14,58%. Em se tratando do município jacundaense, o número de habilitados é somente de 5.565 motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dos 16.556 veículos registrados no município de Jacundá, apenas 24,13% estão em dia no Detran. “Isso quer dizer que a maioria dos veículos estão inadimplentes no sistema no Detran”, detalha uma fonte ouvida pela Reportagem.

Leia mais:

Licenciamento atrasado, transferência não realizadas, multas e infrações diversas estão no rol dos veículos irregulares transitando nas ruas de Jacundá. A Reportagem entrou em contato com a direção do Detran em Jacundá. A responsável pelo setor explicou que somente a direção geral do órgão poderia falar sobre o assunto.

Desse universo de 16.562 veículos registrados, 12.062 estão na configuração de motos e motonetas (Bis). E o desrespeito às leis de trânsito são gritantes. Veículos sem placa, condutores sem acessórios de segurança e mais de duas pessoas nesses veículos. E os acidentes são diários.

No mês de novembro do ano passado ocorreram 91 acidentes de trânsito, um decréscimo de 17,24% em relação ao mesmo período do ano de 2018. Comparado com o mês de outubro com novembro, ambos de 2019, foram constatados outro decréscimo de 9,43%.

Os condutores de motocicletas causaram 100% dos acidentes registrados nas ruas da cidade no mês de novembro. Nesse universo, 67 foram provocados por homens e 24 por mulheres; e a maioria acidentes são de gravidade leve, 71; principalmente na faixa etária de 18 a 26 anos, com 24 acidentes. Os dados são de relatórios mensais realizados pelo Departamento Municipal de Trânsito de Jacundá (DMTU). (Antônio Barroso – freelancer)