O aquecimento para a 36ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) já começou. Na manhã deste sábado (10), aconteceu a tradicional Cavalgada, evento anual que é ansiado por centenas de cavaleiros e amazonas. A caminhada charmosa teve participação das tropas e comitivas que representam as fazendas da região e que atravessaram o percurso entre o núcleo Cidade Nova até o Parque de Exposição José Francisco Diamantino.
Quem participou da cavalgada tirou o cinto de fivelão do armário, bateu a poeira da bota e encaixou o chapéu de cowboy na cabeça, aparatos essenciais para percorrer as ruas da Cidade Nova e, depois, Nova Marabá, pela via VP-8, antes de retornar à BR-230 e BR-155 (esta já no acesso ao parque). Nem mesmo o sol forte do verão amazônico intimidou as tropas.
É o caso de Iago Botelho Coelho, que ao lado de outras 11 pessoas integrou a comitiva da Fazenda Paloma. “A abertura da festa é muito importante pra gente, para o pecuarista, para o povo que vem de fora comparecer na Expoama. Esse ano vai ser muito bom”, diz com satisfação.
Leia mais:Para a reportagem do Correio de Carajás, Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato Rural de Marabá, aproveitou a oportunidade para agradecer todos que participaram da organização do evento.
“Se Deus nos ajudar vai ser mais uma grande cavalgada para começar a Expoama com chave de ouro”.
O pecuarista celebra a mudança que será feita esse ano. Nesta edição a Expoama estará de portões abertos, ou seja, o público não precisa pagar nada para acessar a área da feira de exposição. Para os shows, a área “pista” também será gratuita.
“É um desejo de muitos anos da diretoria. Nós queremos mostrar o que temos de melhor de comércio, de produtos, diversão e lazer”, aprofunda.
PROGRAMAÇÃO DA FEIRA
A abertura oficial da exposição é na quarta-feira (14), com dois shows que prometem agitar o público: Raí Saia Rodada e Viviane Batidão.
Na quinta-feira (15), feriado e abertura do rodeio, a dupla Paulo & Nathan assumem o comando do palco principal.
Na sexta-feira (16), é a vez de Hugo e Guilherme animarem o público.
Já no sábado (17), final do rodeio, quem se apresenta é Alana Macedo.
No último dia de Expoama, domingo (18), o fenômeno nacional Henry Freitas é o responsável por encerrar a festa. (Luciana Araújo e Josseli Carvalho)