Correio de Carajás

Trabalho infantil e participação de menores na Expoama serão fiscalizados

Arquivo Correio
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Conselho Tutelar de Marabá deverá encaminhar ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) a escala de atuação dos conselheiros tutelares que atuarão na Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) para fiscalizar o trabalho infantil, como vendas de bebidas alcoólicas realizadas por crianças e adolescentes, bem como a autorização para participarem do evento.

A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) deverá encaminhar aos MP’s as informações sobre o local para funcionamento do Conselho Tutelar até a próxima segunda-feira (3). As deliberações foram feitas em reunião realizada nesta quarta-feira (29) na Promotoria de Justiça de Marabá, representada pelo promotor da 9ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do município, Samuel Furtado Sobral, para tratar sobre a atuação dos Conselheiros Tutelares na fiscalização da Expoama, que será realizada de 08 a 16 de setembro deste ano em Marabá.

A reunião foi também a oportunidade para o Ministério Público do Trabalho (MPT) requerer à organizadora do evento a divulgação da campanha “#chegadetrabalhoinfantil”. A organização se comprometeu a divulgar a campanha durante os rodeios e garantiu verificar com cada artista que se apresentará durante a Exposição a possibilidade de divulgar a campanha no show, bem como a possibilidade de divulgação do vídeo da campanha em telões da Expoama, proposta pela representante do MPT, Ana Luzia, durante a reunião.

Leia mais:

Sobre as informações de que os comerciantes do município têm dificuldades em cobrar a apresentação de documento de identificação, bem como que alguns pais não aceitam a negativa de venda de bebidas para os seus filhos, o promotor Samuel esclarece: “A responsabilidade do comerciante é em relação à venda de bebida alcoólica e que, caso o pai seja fornecedor, ele que deverá ser responsabilizado”.

A atuação do Conselho Tutelar de Marabá tratou ainda da possibilidade de utilização de um ponto de apoio que a Seaspac disponibiliza para a Feira de Artesanato, onde possui local para alimentação e desconto, situação sugerida pela Secretaria de Assistência Social, já que a organização do evento cedeu um espaço para funcionamento do Conselho Tutelar.

O espaço deverá contar com disponibilização de computador para registro das ocorrências e a atuação de dois conselheiros por noite, sendo um representante de cada Conselho, segundo as sugestões do promotor Samuel Furtado. (Ascom/MPPA)

 

Mais

Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre

Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre

O pequeno Enrico Ferro, de 22 dias, foi transferido de Marabá, sudeste do Pará, para Porto Alegre, no Rio Grande…
Correio FM e TV Correio têm programação especial no Dia das Mães

Correio FM e TV Correio têm programação especial no Dia das Mães

A manhã de sábado (8) foi comemorando um Dia das Mães antecipado, com gostinho de quero mais. “Foi só um…
Legado de Melquíades à educação de Marabá

Legado de Melquíades à educação de Marabá

A educação marabaense, nas últimas quatro décadas, recebe, de alguma forma, as digitais de Melquíades Justiniano da Silva. Esse baiano,…
Postagem que associa Doria e Lulinha na compra da Coronavac é falsa

Postagem que associa Doria e Lulinha na compra da Coronavac é falsa

 Leia mais: + Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre + Correio FM e TV Correio…
DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária, o Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta…
Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Esta segunda-feira, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que…