Correio de Carajás

Tião Miranda define vice em reunião fechada com 10 partidos

Estamos no meio das convenções partidárias em Marabá. É verdade que a maioria dos principais partidos ainda não realizou a escolha de seus candidatos, mas até esta quarta-feira, 16, teremos prego batido e ponta virada. É que em 16 de setembro encerra o prazo para a realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos, que podem ocorrer até mesmo por meio virtual. Mas não há registro de algum partido que fará uma escolha tão importante dessa forma.

Conforme já noticiado pelo Portal Correio de Carajás, o PSDB abriu os trabalhos, escolheu 22 candidatos a vereador e chancelou, como esperado, o nome de Tião Miranda para reeleição como prefeito municipal.

O PSOL realizou sua convenção no último sábado, 12, no Centro da Cabanagem, onde oficializou seus candidatos às Eleições 2020 em Marabá. Sem coligação, o partido lançou chapa pura com o professor universitário Rigler Aragão concorrendo a prefeito e a comerciária Kedylen Soares para vice.

Leia mais:

O PL (Partido Liberal) garante que não abre mão de candidatura própria a prefeito e até trabalha com o nome de sua vereadora, Irismar Melo, como candidata majoritária. A convenção ocorre logo mais, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, que estreia sua nova acústica.

Na terça-feira, 15, o PDT de Miguel Gomes Filho, o Miguelito, realiza sua convenção na Maçonaria do Novo Horizonte, às 19 horas. No mesmo dia, só que no Espaço Cabanagem, na Folha 21, o Partido dos Trabalhadores (PT), reúne correligionários e simpatizantes para escolher candidatos a vereador e pretende fortalecer apoio à reeleição do prefeito Sebastião Miranda. Aliás, esse apoio é considerado de peso, já que a sigla vermelha tem o maior tempo para propaganda eleitoral na televisão.

A quarta-feira guarda grandes emoções, com a maioria dos principais pré-candidatos a prefeito definindo seus rumos. O Cidadania agendou convenção para a Maçonaria do Novo Horizonte, a partir de 15 horas, devendo confirmar apoio à candidatura de Tião Miranda e, de quebra, ficar com o vice, por meio do advogado Luciano Lopes Dias, ex-secretário municipal de Educação e, posteriormente, Saúde.

O DEM, do presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, vai realizar convenção na quarta-feira, mas às 20 horas, às 20 horas. Pedro Corrêa era bastante cotado para ser o vice de Tião, mas durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 14, no Hotel Itacaiunas, com representantes de 10 partidos que apoiariam a reeleição do atual gestor, o vereador decano Miguel Gomes Filho instigou Tião Miranda, de forma direta, quem seria seu candidato a vice-prefeito.

Tião, de chofre, respondeu que será Luciano Dias, do Cidadania.

Tão logo os partidos concorrentes souberam dessa informação, passaram a ligar para Pedro Corrêa, tentando fazer com que este fosse candidato a vice em suas chapas. Ele teria negado, pelo que apurou a coluna, por ser um antigo correligionário de Miranda.

O gigante MDB estará no Palace Eventos, a partir de 9 horas, com participação de nomes de expressão do partido no cenário estadual. No mesmo dia e horário, o PSL, que deve compor com o MDB na majoritária, realiza convenção na Escola Geraldo Veloso, tendo como pré-candidato a prefeito o médico Manoel Veloso, que possivelmente terá como vice o vereador Ilker Moreas, do MDB.

O PSD, de Tião Miranda, já agendou o ginásio aberto do Colégio Monte Castelo para realizar sua convenção, tendo como certo o nome do atual prefeito, Tião Miranda, como candidato a reeleição. O partido anuncia o horário de 18 horas para iniciar o evento.

Tião Miranda vai tentar reeleição. Se conseguir, passará João Anastácio de Queiroz e se tornará o prefeito a governar Marabá por mais tempo.

Um dos últimos a realizar convenção é o PTB de Toni Cunha, que juntará correligionários no Olímpia Eventos, na Folha 16, a partir de 19 horas. Ainda é incógnita quem irá compor como vice-prefeito ao seu lado. (Ulisses Pompeu)