Correio de Carajás

Tião agenda reunião com professores de Marabá para negociar dívida

Atualização 18 de maio de 2021 por

Os professores da rede municipal podem, finalmente, ter um encontro cara a cara com o prefeito Tião Miranda, de Marabá. Em manifestação realizada na manhã desta segunda-feira (17), em frente à Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), o prefeito Tião Miranda surgiu e solicitou que a categoria nomeasse três representantes do sindicato para uma reunião na sexta-feira (21).

Desde terça-feira (11), os educadores municipais estão em greve, reivindicando o enquadramento de salários, atualização ao piso nacional, entre outras demandas.

Leia mais:
Professor Everaldo diz que o objetivo maior é negociar o pagamento dos benefícios atrasados com a Prefeitura / Foto: Evangelista Rocha
Professor Everaldo diz que o objetivo maior é negociar o pagamento dos benefícios atrasados com a Prefeitura / Foto: Evangelista Rocha

O professor Everaldo Marinho, que estava na manifestação, explica que o objetivo da categoria é negociar a dívida que o município tem com os professores. “É um volume de recursos que ultrapassa a casa de R$ 40 milhões. Não aguentamos mais trabalhar com esse achatamento”, queixa-se.

A Subsede local do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepp) anunciou a greve na segunda-feira (10) e no dia seguinte reuniu professores em frente à sede da Semed (Secretaria Municipal de Educação) para chamar a atenção da gestão para a gravidade do problema.

Conforme o sindicato, os professores ativos, aposentados e cedidos ainda estão recebendo o Piso Salarial de 2019 porque o governo não enquadrou o percentual de 12,84% nos vencimentos básicos.

“E o pessoal auxiliar de secretaria também está sem reajuste. O último foi em 2016. É mais do que justo, lógico e necessário fazer o movimento”, defende a presidente da Subsede do Sintepp, Joyce Cordeiro. (Zeus Bandeira e Evangelista Rocha)