Correio de Carajás

Thiago e Catarina viram “reis das águas” na travessia do Rio Tocantins

O campeão na categoria masculina é um velho conhecido da competição, enquanto Catarina ainda é adolescente e deixou muitos marmanjos para trás

Thiago e Catarina foram os grandes campeões na travessia de 1.500 metros do Rio Tocantins

Com mais de 70 atletas, a Travessia do Rio Tocantins aconteceu na manhã de domingo, 30, com realização da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). A competição, que integra a programação do Verão Esporte 2023, teve um percurso de 1500m, com largada no Balneário das Mangueiras às 7h, e chegada na Praia do Tucunaré. A disputa contou com a vitória de hábeis nadadoras, mas acima de tudo, com a revelação da atleta adolescente Catarina Amorim, com apenas 16 anos, campeã na categoria feminina.

O evento reuniu nadadores de todas as idades, desde os mais jovens, até os mais experientes, com mais de vinte anos de travessia. Thyago Ferraz, secretário de Esportes em Marabá, ressaltou a importância da competição: “Isso aqui é nada mais do que uma festa do esporte. A gente reuniu aqui todos os nadadores da cidade. Esse é um evento muito tradicional e esse ano a gente bateu o recorde, com mais de setenta nadadores atravessando o rio.”

Pódio com as cinco mulheres que foram campeãs na Travessia do Rio Tocantins, neste domingo

A organização da prova contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Saúde e o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), garantindo uma estrutura de qualidade para os competidores.

Leia mais:

No pódio, a diversidade de faixas etárias foi evidente e a reportagem deste CORREIO conferiu de perto. Thiago Rodrigues de Lima, o primeiro colocado na competição na categoria masculina, expressou sua satisfação com o resultado e compartilhou seus planos: “Estou me preparando para outra competição em Belém, Benevides. Será uma corrida com destaque, não é travessia, mas estou confiante no meu treinamento.”

O atleta realizou a prova no menor tempo, entre todos os outros competidores. O campeão fez 1.500m em 18 minutos e 17 segundos.

A prova também teve a presença de atletas veteranos, como Paulo Sérgio Alencar que, aos 56 anos, continua conquistando posições no pódio. Ele revelou o carinho e dedicação que tem pela competição: “Eu acho que tem alguma coisa que me ajuda nesse rio, porque eu não treinei e peguei talvez o melhor trajeto para chegar aqui, o que facilitou”, confessa.

Nadadores de três diferentes gerações juntos no pódio de campeões da travessia

Paulo se disse muito feliz de competir com o Thiago, que é um amigo e, em sua opinião, um filho das águas.

Na categoria feminina, a grande e bela surpresa veio com a vitória de Catarina Amorim dos Santos Alves, uma jovem nadadora, que demonstrou seu talento e dedicação ao esporte. Catarina, que treina intensamente seis vezes por semana, nadando em torno de quatro mil metros por dia, já está conquistando seu espaço em competições nacionais, representando a Tuna Luso, de Belém. A adolescente afirmou estar participando, cada dia mais, de competições de natação. (Ulisses Pompeu e Thays Araujo)