Correio de Carajás

Testes rápidos de porta em porta feito pelo Ibope em Marabá recomeça na quinta-feira (4)

Foto: Divulgação / UFPEL
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A segunda fase do mapeamento do Ibope Inteligência, começa na próxima quinta-feira (4) e vai até o dia 6 de junho, para concluir a pesquisa que estima o real número de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil. O resultado da primeira fase do estudo executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e financiado pelo Ministério da Saúde, foi divulgado na terça-feira (26) e trouxe resultados inéditos.

Marabá aparece entre os 133 municípios pesquisados em todo o país, como a 8ª cidade com maior proporção da população em produção de anticorpos, o equivalente a 8,3%. Os pesquisadores concluíram 25.025 entrevistas e testes para o coronavírus, onde foram sorteados setores censitários em todo o Brasil.

As pessoas com proporção de anticorpos, são aquelas que já tiveram ou ainda têm a covid-19, uma vez que, nos primeiros dias que o indivíduo adquire a infecção, o organismo começa a tentar vencê-la, o que varia de três a 10 dias.

Leia mais:

Nesta fase, o organismo não produz anticorpos da doença. Os testes utilizados no mapeamento referem-se à detecção de anticorpos, onde só sinaliza positivo, após a produção de anticorpos pelo organismo.

No caso de Marabá, significa que 8,3% da população possuem anticorpos, quem já teve ou ainda tem a doença, porém se encontra na fase final da infecção. Os dados do EPICOVID19-BR estimam que, para cada caso confirmado de coronavírus, existem sete casos reais na população.

Das 15 cidades apontadas com maior prevalência de anticorpos na população, 11 são da região Norte, incluindo Marabá. De acordo com a UFPEL, na cidade de Breves, a proporção da população que tem ou já teve coronavírus foi estimada em 24,8%, ou seja, cerca de 25 mil dos 103 mil habitantes da cidade estão ou já estiveram infectados.

Marabá aparece em 8° lugar nesse ranking, trocando em miúdos, segundo a pesquisa, significa que dos 285 mil habitantes cerca de 23.600 tiveram o resultado positivo de anticorpos para o coronavírus.

O EPICOVID19-BR também avaliou o grau de cumprimento da população com as medidas de distanciamento social. O Pará aparece com o percentual de 61,7% da população cumprindo o distanciamento social. Relembrando que a próxima fase do estudo acontece no município de 4 a 6 de junho.

Os dados da primeira fase do estudo são referentes ao período de coleta de (14 a 21 de maio) e foram obtidos diretamente por meio das respostas dos participantes ao questionário aplicado pelos pesquisadores.

PESQUISA

Pesquisadores do Ibope, participantes do projeto, foram a campo com equipamentos de proteção individual e fizeram 25.025 entrevistas. Aplicaram também testes rápidos para o coronavírus em 132 municípios de todos os estados do país, além de Marabá, incluindo o Distrito Federal. (Ascom PMM)

Comentários

Mais

Veja o calendário do ciclo de pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro

Veja o calendário do ciclo de pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro

A Caixa, responsável pelo pagamento das parcelas do programa Auxílio Brasil, já disponibilizou o calendário de pagamentos para o mês…
Caso da Boate Kiss vai a júri oito anos após tragédia

Caso da Boate Kiss vai a júri oito anos após tragédia

Após oito anos e 11 meses, finalmente vai à júri, nesta quarta-feira (1º), o caso da Boate Kiss, tragédia que matou 242…
Médico espalha tese infundada de que vacinados são perigosos e devem ser isolados

Médico espalha tese infundada de que vacinados são perigosos e devem ser isolados

Falso Boato antivacina apela para declaração infundada de Christian Perronne, médico francês adepto de “teorias alternativas”, para espalhar desinformação. Ele…
Pará registra 609.392 casos e 16.912 mortes por Covid-19

Pará registra 609.392 casos e 16.912 mortes por Covid-19

O Pará contabilizou mais 696 casos de Covid-19 e 12 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Dois casos da variante ômicron da Covid são detectados em SP

Dois casos da variante ômicron da Covid são detectados em SP

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira (30) dois resultados positivos para a variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus no Brasil. O sequenciamento…
Fiocruz entrega 2,8 milhões de doses de AstraZeneca

Fiocruz entrega 2,8 milhões de doses de AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega hoje (30) um lote de 2,8 milhões de doses do imunizante contra a covid-19…