Depois de se tornar um tema recorrente em sessões da Câmara Municipal de Marabá, a construção do Terminal de Integração iniciou – pela escolha do espaço, na Avenida VP 06, entre as folhas 22, 23, 26 e 27 – em 2019. Desde então, a novela entre e o marabaense e o transporte público, que se estende por muitos anos, é recheada de reclamação e reinvindicação.
Mesmo com a morosidade, a conclusão do Terminal está mais próxima de acontecer, pelo menos é o que garante o secretário de Viação e Obras Públicas, Fábio Moreira.
Ao CORREIO, o secretário explica que a demora se deve ao fato de que o antigo acordo, firmado entre a Prefeitura de Marabá e Nasson/TCA (empresa que possuía a concessão do transporte coletivo urbano na cidade), era de o Poder Executivo entrar com o terreno e a empresa com a construção.
Leia mais:“A empresa saiu e o terminal ficou inacabado. Foi então que a Prefeitura realizou um processo licitatório, em 2022, para concluir o terminal”, explica Fábio, ressaltando que a atual empresa está dentro do prazo, já que o contrato possui uma vigência de 16 meses, sendo um mês para as formalizações iniciais, 12 meses para a execução das obras e serviços; e 3 meses para termo de aceite e recebimento definitivo da obra. A previsão é que o terminal seja entregue em outubro próximo.
Enquanto isso, a população segue lamentando a falta de ônibus rodando na cidade. O responsável pelo transporte público de Marabá, Jair Barata, secretário municipal de Segurança Institucional, explica que a comissão fiscalizadora tem notificado a empresa quanto a essa situação.
“Acontece que a empresa aguarda a entrega do Terminal de Integração para poder operar de maneira a racionar os custos e também, espero, atender o usuário com um aplicativo e rotas mais curtas. Se Deus quiser, logo, logo teremos o transporte público de qualidade para atender a nossa população tão sofrida e esperançosa por dias melhores”, disse Jair.
Edmilson Manoel da Silva, morador da Folha 23, próximo à obra do Terminal de Integração, disse à reportagem do CORREIO que a parte da Grota Criminosa que passa embaixo das duas vias ao lado do terminal estarão prejudicadas, já que a Prefeitura está fazendo aterramento de uma área imensa, por cima dos bueiros. “Eles deveriam, primeiro, trocar as manilhas, que não conseguem atender a grande tromba d’água durante as chuvas mais fortes”, criticou, dizendo que a Folha 27 vai continuar sofrendo com alagamentos nos próximos anos.
Ouvido sobre o assunto recentemente, o secretário de Obras disse à Reportagem do CORREIO que a vazão da Grota Criminosa não tem problema algum e que os transbordamentos pontuais ocorrem por conta do lixo jogado por alguns moradores. (Da Redação)