A chuva que castigou Canaã dos Carajás desde a madrugada desta segunda-feira, 27, deixou boa parte da cidade sem energia. Três postes que ficam na parte mais alta da avenida Weyne Cavalcante – responsáveis pela transmissão que abastece o município – caíram com o temporal.
Os postes por onde passa o linhão de alta tensão tombaram por causa da erosão no morro. Há sessenta dias o local está em obras de asfaltamento. As escavações podem ter comprometido a base dos postes e facilitado a queda.
A área do acidente não foi isolada. Até as 13 horas de hoje, os cabos de 13 mil volts ainda estavam ligados. Um dos funcionários de uma empresa terceirizada da Equatorial Energia pediu para que ninguém se aproximasse dos postes por causa do risco de morte.
Leia mais:Segundo Ana Júlia, dona de provedor de internet no município, a energia foi embora às 8h30 e só retornou por volta das 10 da manhã. “Ficamos sem funcionar internamente porque nosso nobreak descarregou. Os computadores não aguentaram e desligaram. Porém, nossos clientes que têm gerador em suas empresas e residências não foram afetados”, explica a empresária.
A Equatorial Energia Pará informou que as equipes de manutenção continuam trabalhando na recomposição dos postes de energia que caíram na entrada do município de Canaã dos Carajás, na manhã desta segunda-feira.
Ao todo, 21 dos 56 bairros da cidade de Canaã ficaram sem fornecimento de energia elétrica. A previsão é que os trabalhos sigam durante todo o dia e a energia retorne à noite. (Nyelsen Martins)