Correio de Carajás

Tecnologia de ponta garante segurança nas operações da Hydro no Pará

Rejeito seco na barragem Reservatório do Platô, em Paragominas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Hydro investiu mais de R$ 1 bilhão para implementar uma das tecnologias mais modernas do mundo no tratamento e armazenamento de resíduos na Alunorte, em Barcarena. A refinaria utiliza um método pioneiro no país: os filtros prensa que geram um resíduo com 78% de teor de sólidos, o que permite o empilhamento a seco por meio de compactação, aumentando a segurança do depósito. A empresa foi a primeira a usar essa tecnologia para filtração de resíduos no Brasil em larga escala.

Com a combinação dessas duas tecnologias (filtros prensa e compactação), o espaço necessário para armazenar os resíduos é quatro vezes menor, quando comparado à tecnologia anterior de filtro tambor. Esse procedimento reduz significativamente a umidade do resíduo de bauxita.

De acordo com a legislação brasileira, os depósitos de resíduos sólidos da Alunorte (DRS1 e DRS2) não são classificados como barragens. A refinaria investe também na gestão de efluentes e monitora os depósitos utilizando instrumentos geotécnicos para avaliar a segurança e a estabilidade operacional.

Leia mais:

“Temos reforçado nosso compromisso com a estabilidade operacional da planta, com a busca de melhores práticas ambientais e sociais por meio de contínuo investimento em tecnologia, inovação e projetos que proporcionem desenvolvimento sustentável para nossa região”, analisa Carlos Neves, diretor de operações.

O mesmo cuidado e compromisso com a integridade das pessoas e com a preservação do meio ambiente está presente na Mineração Paragominas, onde é extraída a bauxita, matéria-prima para a produção do alumínio. A mina está localizada a aproximadamente 70 km do município de Paragominas, no nordeste do Pará.

No local, a bauxita passa por um processo de britagem, moagem e classificação, sem adição ou uso de produtos químicos. Após essa etapa, a bauxita é enviada para a Alunorte, em Barcarena, por meio de um mineroduto, o primeiro do mundo a transportar esse tipo de minério.

O que sobra ao longo dessa operação é considerado rejeito e disposto em dois sistemas de barragens: do Vale e do Reservatório do Platô, ambos localizados na região que circunda a mina. O primeiro utiliza predominantemente uma combinação de métodos de alteamento à jusante e linha de centro. Já o sistema do Platô nunca fez alteamento.

O procedimento operacional na mina permite que os rejeitos sejam adensados e secos em curtos períodos de tempo, removendo grande parte da água. Os rejeitos gerados na etapa de beneficiamento são espessados e passam por um processo de secagem solar dentro dos reservatórios – esses dois estágios combinados (drenagem e evaporação) permitem que os resíduos da empresa atinjam pelo menos 60% de sólidos nas barragens, aumentando a segurança das estruturas.


Resíduo sólido após passar por processo no filtro prensa na Alunorte, em Barcarena.

Assista aos vídeos sobre as barragens e os depósitos da Hydro nos vídeos dos links abaixo:

Barragens: https://hydro.com/pt-BR/a-hydro-no-brasil/operacoes-no-brasil/paragominas/mineracao-paragominas/barragens/

Depósitos: https://hydro.com/pt-BR/a-hydro-no-brasil/operacoes-no-brasil/barcarena/alunorte/Depositos-de-Residuos-Solidos/

(Fonte:DOL)

Mais

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

Desde o final da noite de quarta-feira (5), o nome do agente de trânsito Etervan Ferreira Sousa está circulando em…
Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de…
ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje…
Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

As mortes por covid-19 no Brasil têm apresentado uma leve tendência de queda, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério…
Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Na semana em que a Polícia Federal desmantelou uma quadrilha que arrombava agências dos Correios do sul, sudeste do Pará…
Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Em sua cerimônia de posse, o novo presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, disse hoje (7) que vai dar sequência às ações já em implementação previstas no plano estratégico e…