Correio de Carajás

Órgãos de segurança liberam capacidade máxima do Mangueirão

Foto: Thiago Gomes/Agência Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os laudos de segurança emitidos pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) indicam, como já estava previsto, a liberação da lotação máxima do Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença – Mangueirão, de 35 mil torcedores, para o primeiro RE x PA do ano. A informação foi confirmada pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Vitor Borges, durante uma vistoria feita pelo CBM na tarde desta quinta-feira (14). O jogo está marcado para este domingo, 17 de fevereiro.

Nesta sexta, dia 15, a partir das 11h30, o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) divulga, em coletiva de imprensa, suas recomendações a respeito da capacidade de espectadores permitida durante a partida pelo Parazão. 

Mais segurança – A visita dos bombeiros foi motivada pela viralização de áudios e imagens em redes sociais, no início da semana, sugerindo que o Mangueirão ainda não estaria pronto para uma lotação máxima após a reforma realizada em janeiro desse ano. O tenente coronel Alessandre Frances, que guiou toda a vistoria no local, explicou que as marcas na estrutura descritas nos conteúdos em circulação pela internet têm a ver com os processos de reparação realizados e concluídos pela equipe de Engenharia contratada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). 

Leia mais:

O bombeiro militar afirmou não terem sido encontradas novas avariações durante a inspeção e que, portanto, o laudo em avaliação pelo MP-PA não será revisto ou editado. “Isso é resultado de um processo chamado de escareação, que ocorreu durante as obras. Posso fazer uma analogia simples e comparar que o que se vê nesses pontos não é muito diferente do que é feito em um dente com cárie: o dentista ‘cava’ além da parte afetada para ver o tamanho do dano, e depois do ‘conserto’, fecha”, explicou o tenente coronel, acompanhado de engenheiros que participaram da reforma. 

“Decidimos ter de volta o Corpo de Bombeiros aqui para dar uma resposta a essas alegações que preocuparam o torcedor, mas que não são verdadeiras. Os laudos foram enviados ao Ministério Público, e não foram devolvidos ou questionados”, anunciou o adjunto da Seel. 

Habite-se – Borges destacou mais um ponto positivo das obras motivadas pelas intervenções feitas no Lado A, iniciadas após a queda de parte da laje, ocorrida no dia 7 de janeiro. É que agora o Mangueirão tem o popular “habite-se”, licença nunca antes concedida ao estádio. Isso significa que o complexo passa a contar com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que autoriza a utilização efetiva de construções ou edificações e comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído seguindo-se as exigências legais. (Agência Pará)

Mais

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…
Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer…
Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Os times de Águia de Marabá e Itupiranga não conseguiram avançar para a semifinal do Campeonato Paraense de Futebol e…
Em meio a tensão na Colômbia, Flu x Júnior Baranquilla será no Equador

Em meio a tensão na Colômbia, Flu x Júnior Baranquilla será no Equador

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) transferiu mais dois jogos desta semana para fora da Colômbia, devido a uma onda…