A Pastoral da Mulher da Diocese de Marabá promove, neste sábado (12), um evento voltado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas da cidade. A iniciativa celebra os cinco anos da Lei Municipal nº 17.965/2020, batizada de “Somos Todos Maria da Penha” e sancionada em março de 2020.
Em alusão à data será realizada uma programação especial das 16 às 18 horas no Posto Padre Pio, na igreja dos Capuchinhos, no Bairro Novo Horizonte, Núcleo Cidade Nova. Os participantes terão acesso a rodas de conversa, atendimentos da rede de proteção à mulher, emissão de documentos, serviços de beleza, atendimento jurídico e escuta especializada. Haverá, ainda, sorteios de brindes, incluindo uma bicicleta. As atividades serão gratuitas.
Organizado pela Pastoral da Mulher da Diocese de Marabá, o evento conta com o apoio da Rede de Proteção à Mulher em parceria com o Instituto Nossa Senhora da Alegria e da Associação Educadora São Francisco de Assis.
Leia mais:
De acordo com Lady Anne de Souza, representante da Pastoral da Mulher, a atividade é parte de um esforço contínuo de mobilização social: “Anualmente a gente celebra essa conquista, essa luta das mulheres, dos homens, das instituições, e dos movimentos. É uma luta coletiva”, explica.
Ela explica que, além da celebração, o evento busca aproximar a comunidade dos serviços públicos de proteção à mulher. “Escolhemos sempre um bairro para levar os serviços da rede de proteção à mulher para que a rede esteja, naquele momento, trabalhando de forma que toda a comunidade a conheça e tenha acesso aos seus serviços”, completa.
No quinto ano de celebração em alusão à lei, o encontro reunirá representantes de instituições ligadas à defesa dos direitos das mulheres no município, além de autoridades de órgãos locais. O evento integra o calendário de ações da Pastoral da Mulher desde a sanção da lei. (Milla Andrade)