Dia 28, a última segunda-feira do mês de outubro, vinha sendo motivo de um boato de feriado na cidade de Marabá, segundo o qual todo o comércio seria fechado. Mas, para esclarecer essa história, estiveram na redação do Correio de Carajás João Luís Barnabé, presidente do SINDECOMAR (Sindicato dos Empregados no Comércio do Município de Marabá e Sul do Pará) e Raimundo Neto, vice-presidente do SINDICOM (Sindicato do Comércio de Marabá).
Segundo Raimundo Neto, o Dia do Comerciário foi instituído por lei para ser comemorado no dia 30 de outubro. Porém, acordos anteriores com o SINDECOMAR decidiram que as comemorações seriam realizadas no último domingo de outubro e, posteriormente, a resolução mudou a festa para a última segunda-feira do mês. No ano passado houve outra alteração que remanejou a festa do comerciário para a segunda-feira de Carnaval .
“É bom esclarecer para a sociedade que essa é uma matéria de negociação coletiva e, por isso, pode mudar a cada ano, isso não é fixo. Então, nós fizemos uma proposta para o SINDECOMAR de mudar a comemoração para a segunda-feira de Carnaval porque nesse dia os bancos são fechados, daí não prejudica o comércio, não prejudica o usuário porque todo mundo está de folga”, explicou Neto, ressaltando que as empresas filiadas ao SINDICOM são informadas de todas as alterações realizadas.
Leia mais:Reforçando a existência de uma convenção coletiva aprovada em assembleia, João Luís Barnabé explicou que a data nunca foi instituída como feriado. “Esse dia é apenas comemorativo, o comércio não deve ser fechado. Mas, devido às negociações e a nova Reforma Trabalhista, nós chegamos ao acordo de mudar as comemorações para a segunda-feira de Carnaval”, justificou. (Fabiane Barbosa)