Correio de Carajás

Da Vila Capistrano ao Mundial de Karatê

Da Vila Capistrano ao Mundial de Karatê
Alunos da Vila Capistrano de Abreu exibem medalhas conquistadas em Mundial de Karatê realizado em Fortaleza / Fotos: Divulgação

CONQUISTA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Três adolescentes que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nagib Mutran, na comunidade rural Capistrano de Abreu, não imaginavam, até meados do ano passado, que participariam em outubro deste ano de um Campeonato Mundial de Karatê. Em verdade, nenhum deles tinha praticado esse esporte antes.

Mas o mundo girou e em setembro de 2018 chegou à comunidade a professora Gina Suelem Barreira Barros, que começou a ministrar aulas de Educação Física e Ciências para boa parte dos 500 alunos da escola Nagib Mutran. Além das aulas durante o dia, ela decidiu abrir um projeto social por meio de karatê, envolvendo 50 meninos e meninas, principalmente alunos em situação de vulnerabilidade e com problemas de relacionamento na escola. “Muitos deles não sabiam o que era um kimono e nem tatame. Nossas aulas de karatê ocorrem às segundas e quartas-feiras à noite”, relata a professora, bastante orgulhosa de seus alunos.

Os resultados internos e externos vieram em pouco tempo. Na escola, os meninos melhoraram o rendimento, passaram a ser mais respeitosos em casa e a participar de competições na cidade, em Marabá, conquistando medalhas. Em pouco tempo já alcançavam destaque também em competição estadual e até nacional, o que credenciou os alunos Karen Cristhiny Carvalho, de 13 anos e aluno do 7º ano; Grazielly Jeane Silva Lima, 15 anos e estudando o 9º ano; e Hudson Gabriel Pereira Soares, de 14, também no 9º ano, a participarem do 5º Mundial de Karatê Esportivo, realizado no último final de semana em Fortaleza-CE.

Leia mais:

Grazielly e Hudson ganharam medalha de bronze no Mundial, assim como a professora Suelem, que também competiu em sua categoria. A educadora agradeceu o apoio que recebeu da Prefeitura de Marabá, por meio da Semed, para irem a Fortaleza, e ainda de boa parte da comunidade, que também contribuiu para realização de um sonho.

O prefeito Tião Miranda e a secretária Marilza elogiaram o feito dos alunos e professora Suelem

Quarteto homenageado pelo prefeito no retorno

Os quatro marabaenses foram bastante elogiados por seus feitos. Na Semed, a secretária Marilza Leite e o adjunto Orlando Morais, enalteceram o esforço e dedicação da professora Suelem por acreditar em seus alunos e ainda aos estudantes, que abraçaram o esporte e passaram a sonhar e acreditar que seria possível realizar.

Eles também foram recebidos pelo prefeito Tião Miranda nesta quarta-feira, 24, que considerou o feito dos alunos como “notável” e prometeu que vai ajudar a fortalecer o projeto na Vila Capistrano de Abreu. “Temos de parabenizar professores que, como a Suelem, andam a segunda milha e fazem um trabalho diferenciado na comunidade em que moram ou trabalham”, destacou Tião.

E por falar em Suelem, ela contou que pratica karatê desde os oito anos de idade e sonhava em participar de um mundial de Karatê e até foi classificada em 2014, mas um acidente de trânsito acabou impedindo que fosse à competição. “Naquele tempo eu não dava aulas. Também não imaginava que, cinco anos depois, iria como atleta e professora ao mesmo tempo. Tive de superar muitos desafios na recuperação. Sinto que hoje um sonho foi realizado”, contou ela.

E não foi apenas o dela. Hudson Gabriel diz que ficou encantado com Fortaleza e em poder ver o mar pela primeira vez. “Ficamos em um hotel de frente para o mar. Tudo era diferente e muito novo. Ficamos encantados, mas também tivemos de lutar bastante para alcançar medalhas. Havia mais de 90 inscritos só na minha categoria”, revela ele, que ficou em terceiro lugar. (Ulisses Pompeu)

Mais

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Remo, Paysandu, Tuna e Castanhal começam neste domingo (9) as semifinais do Parazão Banpará 2021. Pelo andar da carruagem, deve…
Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…
Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer…
Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Águia e Itupiranga estão fora no Parazão 2021

Os times de Águia de Marabá e Itupiranga não conseguiram avançar para a semifinal do Campeonato Paraense de Futebol e…