Correio de Carajás

Sete mulheres se destacam e são eleitas prefeitas na região de Marabá

As mulheres superpoderosas que comandarão sete municípios às proximidades de Marabá
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As regiões sul e sudeste do Pará estarão mais delicadas entre 2021 e 2024. É que pelo menos 12 mulheres vão administrar cidades dessas duas regiões e dar o toque feminino em suas gestões. Somente dos municípios mais próximos de Marabá são sete mulheres escolhidas pelo voto popular neste domingo, 15.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, do Perfil dos Municípios Brasileiros, mostram que, em 2017, ano em que os atuais gestores municipais tomaram posse, 88,1% dos prefeitos do Brasil eram homens, e 11,9%, mulheres. O percentual da participação feminina era maior em 2013, quando atingiu 12,1%.

Mas, dos 16 municípios mapeados pelo Portal Correio após a eleição deste domingo, 15, seis elegeram mulheres, o que representa um percentual de 45%, sendo que quatro das seis são filiadas ao MDB. Em São Domingos do Araguaia, Elizane (MDB) ganhou com ampla vantagem e será a nova prefeita da cidade, desbancando figurões da política local.

Leia mais:

Em Curionópolis, Mariana Chamon (MDB) também desbancou o atual prefeito, Adonei Aguiar com ampla vantagem e será a nova prefeita. O mesmo aconteceu com Iara Braga, em Eldorado do Carajás, a nova prefeita pela vontade popular.

Em Rondon do Pará, Adriana Andrade (MDB) foi eleita e vai comandar uma das principais cidades da região. Em Nova Ipixuna (MDB), Dra. Graça foi a preferida pelo povo para reeleição e também conduzirá sua cidade pelos próximos quatro anos.

Em São João do Araguaia, Marcellane Cristina (PDT) é a nova prefeita eleita. Josemira Gadelha (MDB) ganhou a chancela popular para administrar uma das cidades mais ricas da região de Carajás, com orçamento superior a R$ 1 bilhão por ano.

Levando em conta o sul do Pará, outros três municípios também elegeram mulheres: Bannach Lucineia Alves (MDB); Floresta do Araguaia com Majorri Santiago (PL); e Piçarra com Laane Barros (MDB). Em Rio Maria, Márcia Ferreira (MDB) também se destacou e será a nova prefeita da cidade. Em Ulianópolis, de qualquer jeito seria a nova gestão seria do sexo feminino, porque as candidatas eram três mulheres, mas Kelly Destro (MDB) foi a grande vencedora.

DONAS DA AMAT?

Dos 39 municípios que compõem a AMAT/Carajás (Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins), 12 serão comandados por prefeitas. Atualmente, são apenas cinco mulheres no poder administrativo de cidades das duas regiões e o aumento representa um crescimento da ordem de 140%. Será que uma delas será a nova presidente da entidade? (Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil

Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil.…
Governo publica decreto que regulamenta a Lei Rouanet

Governo publica decreto que regulamenta a Lei Rouanet

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei…
Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (26) amplia a lista de produtos médicos, hospitalares e de higiene cuja…
Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar um incidente no último fim de semana. A…
Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

A diminuição de diversas estimativas de gastos obrigatórios criou espaço no teto federal de gastos e fez o governo desbloquear…
Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

O ministro da Economia Paulo Guedes voltou a defender uma reforma tributária ampla. Durante debate sobre a reforma do Imposto…