Correio de Carajás

Sete mulheres se destacam e são eleitas prefeitas na região de Marabá

As mulheres superpoderosas que comandarão sete municípios às proximidades de Marabá
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As regiões sul e sudeste do Pará estarão mais delicadas entre 2021 e 2024. É que pelo menos 12 mulheres vão administrar cidades dessas duas regiões e dar o toque feminino em suas gestões. Somente dos municípios mais próximos de Marabá são sete mulheres escolhidas pelo voto popular neste domingo, 15.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, do Perfil dos Municípios Brasileiros, mostram que, em 2017, ano em que os atuais gestores municipais tomaram posse, 88,1% dos prefeitos do Brasil eram homens, e 11,9%, mulheres. O percentual da participação feminina era maior em 2013, quando atingiu 12,1%.

Mas, dos 16 municípios mapeados pelo Portal Correio após a eleição deste domingo, 15, seis elegeram mulheres, o que representa um percentual de 45%, sendo que quatro das seis são filiadas ao MDB. Em São Domingos do Araguaia, Elizane (MDB) ganhou com ampla vantagem e será a nova prefeita da cidade, desbancando figurões da política local.

Leia mais:

Em Curionópolis, Mariana Chamon (MDB) também desbancou o atual prefeito, Adonei Aguiar com ampla vantagem e será a nova prefeita. O mesmo aconteceu com Iara Braga, em Eldorado do Carajás, a nova prefeita pela vontade popular.

Em Rondon do Pará, Adriana Andrade (MDB) foi eleita e vai comandar uma das principais cidades da região. Em Nova Ipixuna (MDB), Dra. Graça foi a preferida pelo povo para reeleição e também conduzirá sua cidade pelos próximos quatro anos.

Em São João do Araguaia, Marcellane Cristina (PDT) é a nova prefeita eleita. Josemira Gadelha (MDB) ganhou a chancela popular para administrar uma das cidades mais ricas da região de Carajás, com orçamento superior a R$ 1 bilhão por ano.

Levando em conta o sul do Pará, outros três municípios também elegeram mulheres: Bannach Lucineia Alves (MDB); Floresta do Araguaia com Majorri Santiago (PL); e Piçarra com Laane Barros (MDB). Em Rio Maria, Márcia Ferreira (MDB) também se destacou e será a nova prefeita da cidade. Em Ulianópolis, de qualquer jeito seria a nova gestão seria do sexo feminino, porque as candidatas eram três mulheres, mas Kelly Destro (MDB) foi a grande vencedora.

DONAS DA AMAT?

Dos 39 municípios que compõem a AMAT/Carajás (Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins), 12 serão comandados por prefeitas. Atualmente, são apenas cinco mulheres no poder administrativo de cidades das duas regiões e o aumento representa um crescimento da ordem de 140%. Será que uma delas será a nova presidente da entidade? (Ulisses Pompeu)

Mais

Força-tarefa faz quase 500 abordagens no trânsito de Canaã

Força-tarefa faz quase 500 abordagens no trânsito de Canaã

A operação “Saturação” reuniu as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública…
Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve, sem máscara, na manhã desta segunda-feira (17/5) cumprimentando apoiadores na porta do Palácio da…
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu neste domingo (16), aos 41 anos, vítima de câncer. Ele deixa um…
Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Manifestantes pró-governo Bolsonaro devem voltar às ruas neste sábado, dia 15 de maio, duas semanas após os atos que mobilizaram…
Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…