Correio de Carajás

Sessões de cinema estimulam internas das casas penais à reflexão, à interpretação e à escrita

Foto: Thiago Gomes/ Ascom Susipe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As internas do Centro de Reeducação Feminino de Santarém (CRFSTM), no oeste do Pará, participaram nesta quinta-feira (18) do “Projetar o Futuro”, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS). O objetivo é estimular as internas à reflexão e ao exercício da interpretação e da escrita.
 
Diretora da casa penal, Lívia Medeiros conversou com as reeducandas sobre o tema do filme “Estrelas Além do Tempo”, cuja mensagem é de quebra de barreiras e superação. Dez internas assistiram ao filme, que conta a história de três cientistas negras que trabalham na NASA durante a década de 60. Para garantir o distanciamento social, o número de custodiadas que participam da sessão é reduzido em cumprimento aos protocolos de segurança contra a covid-19.
 
Ao final, elas fizeram uma análise do filme e um resumo textual para despertar a visão crítica e incentivar o exercício mental. De acordo com técnica de reinserção social Nilza Fernandes da Silva, os exercícios ajudam as internas a superar a ociosidade.

“O projeto é de grande importância, porque através dos exercícios as reeducandas analisam o seu comportamento no cárcere e ajudam a tirar a ociosidade delas”, afirma. 
 
Lívia Medeiros define o projeto como ferramenta importante à construção da noção de cidadania. “O cinema traz ensinamentos e reflexões para que essas mulheres no cárcere possam fortalecer suas ideias e se reinserir na sociedade”, explicou.

MARABÁ

Leia mais:

Nesta sexta-feira (19) ocorre a segunda sessão do projeto no Centro de Recuperação Feminino de Marabá (CRFM), com a exibição do filme “Extraordinário”. Em ambas as unidades foram seguidos todos os protocolos de prevenção e combate à covid-19.

“Estamos cumprindo com o cronograma do projeto, que era expandir para os CRFs de Marabá e Santarém. O piloto realizado em Ananindeua garantiu que o “Projetar o Futuro” ficasse entre as principais atividades de reinserção social do sistema penitenciário paraense”, ressaltou Belchior Machado, diretor da DRS. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Possível suicídio em delegacia de Rondon é investigado

Possível suicídio em delegacia de Rondon é investigado

Entrou em investigação um possível suicídio acontecido dentro da Delegacia de Polícia Civil de Rondon do Pará na manhã deste…
Traficante usava filha na comercialização da droga

Traficante usava filha na comercialização da droga

Foi preso neste sábado (19) Elenildo Escardoa da Silva, acusado de tráfico de drogas e corrupção de menor, no bairro…
Marabá: Federal realiza flagrante de droga apreendido pela PRF

Marabá: Federal realiza flagrante de droga apreendido pela PRF

A Delegacia da Polícia Federal de Marabá/PA recebeu uma ocorrência policial apresentada pela PRF, tratando-se de um transporte de drogas…
Mulher sofre injúria racial e ameaça de morte

Mulher sofre injúria racial e ameaça de morte

Foi apresentado às autoridades de polícia: Cleiton Sousa dos Santos, de 34 anos, no bairro Tropical II, em Parauapebas. O…
Pai perde filho em acidente de moto

Pai perde filho em acidente de moto

Nesta sexta-feira (18) um acidente envolvendo uma moto e um carro com caçamba vitimou Jardson Carvalho Santos, de 18 anos,…
Divisão de Homicídios faz investigação em Altamira

Divisão de Homicídios faz investigação em Altamira

A conclusão do trabalho de perícia no cadáver de um homem encontrado enforcado com ferimentos nos pulsos e na região…