Correio de Carajás

Sespa edita cartilha para reduzir contágio de Covid-19 no ambiente de trabalho

Foto: reprodução

PANDEMIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Publicação pode ser utilizada por instituições e empresas públicas e privadas e ajudar a reduzir os riscos de transmissão pelo novo coronavírus

Uso obrigatório de máscaras que devem cobrir nariz, boca e queixo é a primeira orientação geral contida na Cartilha “Orientações Sanitárias para o Enfrentamento da Covid-19 no Ambiente de Trabalho”, que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apresenta, neste sábado (1º) em que se comemora o Dia do Trabalhador.

A cartilha foi idealizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Estadual), por meio da Divisão de Vigilância de Serviços e da Divisão de Vigilância de Produtos. O objetivo é orientar os trabalhadores sobre as medidas preventivas e protetivas para reduzir os riscos de transmissão da Covid-19, no locais de trabalho porque a pandemia ainda não acabou.

Até o momento, o Pará tem confirmados 472.986 casos de Covid-19 e 13.03 óbitos pela doença e a maioria dos municípios ainda se encontra na primeira fase do Plano de Vacinação. “Portanto, é fundamental que todos os trabalhadores mantenham as medidas de prevenção da doença em todos os locais por onde passam e permanecem parte do dia, até mesmo quem já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19”, afirmou a diretora da Visa Estadual, Milvea Carneiro.

Leia mais:

Segundo a enfermeira e técnica da Divisão de Vigilância de Serviços, Ivone Ramos, a cartilha pode ser utilizada por instituições e empresas públicas e privadas e ajudar a reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus nesses espaços.

Orientações gerais – Além de indicar o uso obrigatório de máscara, a cartilha destaca todos os cuidados que os trabalhadores devem ter com o seu manuseio e destinação após o uso: higienizar as mãos ao colocar e retirar a máscara sempre pegando pelos elásticos, descartar máscaras em sacos plásticos, preferencialmente, em lixeiras com tampa de acionamento por pedal, não retirar a máscara para tossir e espirrar, providenciar a troca sempre que as máscaras estiverem úmidas ou com presença de sujidades. Outras orientações são higienizar as mãos com álcool 70% e manter o distanciamento social; não compartilhar objetos e materiais de uso individual e não encostar garrafas ou copos na torneira do bebedouro.

A cartilha também traz medidas preventivas para cada tipo de ambiente tais como recepção, elevador, estações de trabalho, refeitório, copa e também atitudes que devem ser tomadas no ambiente de trabalho, em veículos e ao receber produtos por delivery (entrega a domicílio).

Na recepção – É importante disponibilizar máscaras às pessoas que estiverem sem o item de proteção, demarcar o distanciamento social no piso e nos assentos, estabelecer controle de acesso de usuários aos departamentos, proibir o consumo de alimentos na sala de espera e retirar itens que possam ser manuseados pelos visitantes como revistas, jornais entre outros.

No elevador – A instituição deve reforçar os procedimentos de limpeza com produtos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), principalmente das portas, barras e botões. Já os usuários precisam higienizar as mãos com álcool em gel 70% ao entrar e sair do elevador.

Nas estações de trabalho – A cartilha alerta que a limpeza diária da estação de trabalho é responsabilidade de cada funcionário que a utiliza. É importante manter um frasco de álcool 70% e papel de uso único em cada mesa ou cada setor.

A máscara só pode ser retirada nos momentos de ingestão de alimentos e deve ser colocada imediatamente após o consumo e é recomendado também que apenas um servidor se alimente por vez em locais como copas ou outros, a depender do tamanho do espaço. Canetas, copos, xícaras e demais objetos devem ser de uso individual. “Também é importante evitar anotações manuais em papéis para que ele não fique circulando entre os funcionários”, lembrou a técnica da Divisão de Vigilância de Serviços, Ivone Ramos.

No refeitório – é muito importante respeitar a demarcação de distanciamento no piso e nas mesas. Conforme Ivone Ramos, o trabalhador também deve evitar compartilhar refeições e falar enquanto se alimenta, deve permanecer no máximo até 30 minutos no refeitório e deixar o lugar limpo ao sair.

Outras importantes atitudes no ambiente de trabalho são: higienizar antes e depois do uso os equipamentos que são compartilhados como computador e telefone, evitar o trânsito entre departamentos, higienizar as mãos antes e após bater o ponto e usar caneta própria; ao utilizar serviço de delivery, o ideal é optar por pagamento por aplicativo e higienizar as embalagens dos produtos com água e sabão ou álcool 70%.

SERVIÇO

A Cartilha está disponível no link a seguir: Cartilha Orientações Sanitárias para o Enfrentamento da Covid-19.

(Agência Pará)

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…