Correio de Carajás

Artistas locais participam de live pra fechar abril

– Júnior Ceceu encerrou as apresentações convidando outros artistas ao palco

PELA ELMAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na noite da última quinta-feira, 29 de abril, a Escola do Legislativo de Marabá realizou o 5º Sarau Lítero Musical em comemoração ao aniversário de Marabá. O evento ocorreu este ano em forma de live, com transmissão pelo canal do YouTube da Elmar e aconteceu no hall de entrada da Câmara Municipal e contou com a participação de vários artistas convidados.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, fez abertura do evento e falou sobre a relação do Poder Legislativo com os artistas e que a live é uma homenagem à cidade e às pessoas que produzem cultura e arte.

O primeiro artista a se apresentar no palco foi o arretado Clauber Martins, o Cantador, que apresentou duas músicas: Fornalha e Roda D’água. Esta última, dedicou a todas as vítimas da covid-19 e à memória dos 19 mortos no massacre de Eldorado do Carajás, em 1996.

Leia mais:

No bloco seguinte, Gabriela convidou ao palco os escritores Glécia Sousa e Weliton Moreira, que lançam este mês o quinto livro, cada um, ambos premiados pela Lei Aldir Blanc de Literatura. Os dois são membros da Associação de Escritores do Sul e Sudeste do Pará.

Glécia revelou, durante a live, que seu processo da escrita iniciou aos 15 anos de idade, quando começou a ler alguns autores. “A partir dali, eu senti necessidade de escrever minha própria versão da história”, destacou ao falar do livro atual, “Dos caminhos que passei, das histórias que contei”.

Glécia disse que esta é a quinta obra. As quatro primeiras são poemas e a mais recente é de contos. “Alguns contos trazem a trajetória do que vivi, desde minha infância. Meu pai sempre esteve presente na oralidade, desde que eu era criança. Alguns desses contos fazem parte daquilo que ouvi sendo narrados por ele”.

Gabriela Silva e Zequinha fazem dueto com canção sobre o Cabelo Seco

Weliton Moreira avaliou que a poesia está dentro de todos e só é preciso colocá-la para fora. Disse que começou a escrever aos 10 anos, na escola, mas só em 2013 publicou o primeiro livro, Encontro com o Silêncio. “Esta é a quinta obra e cada uma delas tem um contexto diferente, é especial. Elas são narrativas de poemas que produzi ao longo dos anos, por meio de minha vivência com as ruas da cidade”.

Airton Souza, escritor que coleciona cerca de 30 prêmios de literatura, recitou dois poemas durante o Sarau Lítero Musical da Escola do Legislativo. “Neste momento difícil pelo qual o País atravessa, com pandemia, a gente tem de parabenizar uma iniciativa tão importante como este sarau promovido pela Elmar”, disse Airton.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, deixou uma mensagem a todos os participantes: “Parabenizo aos servidores da Escola do Legislativo e deixo um abraço especial a todos os artistas que estão envolvidos nesse projeto de engrandecer a cultura marabaense no mês de aniversário de nossa cidade. Para mim, a música, a literatura e a dramaturgia são um tripé que motiva outras tantas expressões artísticas em nossa comunidade”, disse o presidente.

Também estiveram no palco os cantores Lu Barros e Kal Rodrigues, a poeta Francisca Cerqueira, cantor Zequinha Sousa, o multifacetado escritor e poeta Javier de May-ra-bá, Lara Borges, com bela interpretação teatral, o cantor Felismar, o poeta Bertin de Carmelita, Nego Vila e Junior Ceceu.

No final, houve sorteio de dez livros para participantes da live.

Comentários
Fausto Silva estreia na Band em janeiro de 2022

Fausto Silva estreia na Band em janeiro de 2022

A Band confirmou hoje (27) a estreia do apresentador Fausto Silva na grade da sua programação para janeiro de 2022, em atração ainda…
Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

A Paris Entretenimento anunciou que produzirá uma cinebiografia para o cantor e compositor Ney Matogrosso. Intitulada Homem com H, a produção terá direção de Esmir…
Wesley Safadão comenta vídeo de pastor abraçando criança: "Internet doente"

Wesley Safadão comenta vídeo de pastor abraçando criança: "Internet doente"

Vídeo publicado nos stories do cantor Wesley Safadão repercutiu negativamente nesta segunda-feira, 26. Nas imagens, é possível ver ao fundo o pastor André…
Movimenta Pebas estende mostra de cinema até agosto

Movimenta Pebas estende mostra de cinema até agosto

Quem ainda não assistiu à Mostra de Cinema Paraense do Movimenta Pebas, iniciativa patrocinada pela Vale através da Lei de…
Pink se oferece para pagar multa imposta à seleção de handebol da Noruega por recusa ao uso de uniforme sexista

Pink se oferece para pagar multa imposta à seleção de handebol da Noruega por recusa ao uso de uniforme sexista

A cantora Pink usou a conta dela no Twitter para se oferecer para pagar a multa imposta à seleção norueguesa…
Contação de história aborda a importância da Libras para o surdo

Contação de história aborda a importância da Libras para o surdo

Já imaginou um dia mudar de país em busca de novas oportunidades? Se a sua resposta for sim, saiba que…