Correio de Carajás

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Foto: reprodução

COVID-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Documento foi elaborado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Estadual) e traz informações para a população, igrejas e estabelecimentos comerciais

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Estadual), divulgou nesta sexta-feira (07) um documento completo com uma série de orientações importantes para a população, estabelecimentos comerciais e igrejas.

Todas as orientações têm como base legislações estaduais e federais e outros dispositivos legais e protocolos sanitários estabelecidos pelo Programa RetomaPará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Milvea Carneiro, os municípios poderão fixar regras mais rígidas, caso sejam necessárias ao controle epidemiológico em seus territórios, em relação ao Dia das Mães.

Leia mais:

O ideal, frisou a diretora, é que sejam evitadas as comemorações presenciais, mas caso sejam realizadas, devem ser rigorosamente adotadas as medidas preventivas tais como distanciamento físico para evitar aglomerações. E é importante garantir a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, uso obrigatório e correto de máscaras, não compartilhamento de objetos e materiais de uso individual, limpeza e desinfecção de superfícies e ventilação ambiental.

A primeira recomendação contida no documento se refere às pessoas já vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses. “É importante frisar que estar vacinado não impede de ter a doença, pois ainda que vacinado pode se ter sintomas leves ou até ficar assintomático. Por isso, o melhor ainda é manter o distanciamento social”, frisa o texto.

Aos estabelecimentos comerciais, o documento emitido pela Vigilância recomenda aos lojistas que forneçam “insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes, assim como disponibilidade de lavatórios com água e sabão líquido, papel toalha, lixeiras com tampa sem acionamento manual, com álcool 70% em pontos estratégicos, além de seguir o distanciamento recomendado de 1,50 metros entre as pessoas e só permitir o acesso dos clientes mediante o uso da máscara”.

Em relação específica ao Dia das Mães, o documento chama a atenção ainda para a pessoa do grupo de risco que optará por participar de celebrações: recomenda-se dar preferência a comemorações familiares (com pessoas do próprio convívio) e/ou com menor número de pessoas, evitando ambientes com aglomerações ou participar de forma remota.

Igrejas e templos – Quanto às celebrações religiosas próprias dessa data, a orientação é evitar aglomerações com controle do fluxo de pessoas/agendamento de participantes em cada evento, manter o distanciamento de 1m50 entre as pessoas, exigir o uso obrigatório de máscara, uso de álcool a 70%; aumentar a quantidade de celebrações nas instituições religiosas; estimular os membros a assistirem de forma remota às celebrações e seguir todas as medidas sanitárias já divulgadas.

Em cemitérios, o documento recomenda que os responsáveis pelos cemitérios se estruturarem para abertura antecipada ao Dia das Mães para evitar aglomeração e exigir o uso de máscara por todos os visitantes, trabalhadores dos cemitérios e dos vendedores de flores, velas e alimentos, além de evitar a realização de celebrações ou encontros nas capelas dos cemitérios; evitar o uso de filtros de água ou bebedouros de uso coletivo; suspender o consumo de alimentos e bebidas nos cemitérios, sobretudo nas áreas fechadas e manter sanitários providos de sabonete líquido, toalha descartável e lixeiras com tampa acionadas por pedal.

O documento apresenta medidas específicas destinadas aos visitantes dos cemitérios, como as seguintes: as pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e pessoas com comorbidades) devem evitar a ida aos cemitérios e às celebrações religiosas ou escolher horários com o fluxo menor de pessoas, e ainda evitar a circulação em locais com aglomerações; levar sua própria garrafa de água para beber e álcool 70% para assepsia das mãos; fazer visitas breves, permanecendo no local somente o tempo necessário para as homenagens; não receber panfletos nas portas dos cemitérios; ao levar flores e velas, evitar compartilhar esses artigos com outras pessoas, de modo a prevenir a transmissão cruzada do novo coronavírus – da superfície dos objetos para as mãos das pessoas, e vice-versa, além de evitar ficar tocando em superfícies, como túmulos e objetos de decoração, como fotos, crucifixos e arranjos de flores.

Para evitar acidentes, a Visa Estadual alerta que o visitante tenha muito cuidado com o manuseio do álcool 70% no momento de acender as velas e como uso próximo a locais com velas acesas, pois o álcool é uma substância altamente inflamável, tanto na forma em gel como líquida, capaz de causar incêndios e queimaduras graves.

Ao retornar para suas casas, os visitantes devem tomar todas as medidas de higienização já divulgadas desde o início da pandemia, principalmente em relação a roupas, sapatos e demais objetos pessoais. Importante também é que, ao voltarem dos cemitérios, os visitantes não toquem em crianças e idosos antes de reforçar os procedimentos de higiene corporal.

Uma medida importante é que as pessoas com resultado positivo ou com suspeita de Covid-19, e que estejam no período de 14 dias de isolamento, fiquem em casa.

Limpeza e desinfecção – A Visa reforça que os procedimentos de limpeza e desinfecção sejam feitos com produtos devidamente aprovados pela Anvisa, em todos os ambientes, superfícies e equipamentos, minimamente antes do início e ao término das atividades; seguindo as instruções do fabricante para todos os produtos, ressaltando que os desinfetantes com potencial para desinfecção de superfícies incluem aqueles à base de cloro, álcoois, alguns fenóis e alguns iodóforos e o quaternário de amônio.

É importante nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Outras medidas são utilizar a varredura úmida, que pode ser feita com esfregão ou rodo e panos de limpeza de pisos e realizar o descarte adequado de resíduos provenientes do uso de objetos pessoais descartáveis como lenços e máscaras, preferencialmente separados em sacos e em lixeiras de acionamento não manual.

A Visa Estadual orienta, ainda, que as Vigilâncias Municipais devem verificar se as medidas de prevenção estão sendo cumpridas, assim como as normas gerais e locais específicas sobre a atividade. Os municípios também podem fixar regras mais rígidas, caso sejam necessárias ao controle epidemiológico da Covid-19 em seus territórios.

Mais sobre a Covid-19

Sobre a Covid-19, a Sespa reitera que trata-se de uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a transmissão dela ocorre de pessoa a pessoa pelo contato próximo com um indivíduo infectado ou por contágio indireto, ou seja, por meio de superfícies e objetos contaminados com secreções de pessoas infectadas.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e dificuldade para respirar, outros sintomas não específicos ou atípicos podem incluir dor de garganta, diarreia, perda de paladar e olfato, dores musculares, dores no corpo, cansaço ou fadiga.

Confira a nota técnica na íntegra nos links a seguir: 

http://www.saude.pa.gov.br/notas-tecnicas/

http://www.saude.pa.gov.br/download/nota-tecnica-no-04-2021-orientacoes-sanitarias-para-prevencao-ao-novo-coronavirus-covid-19-para-celebracoes-familiares-e-religiosas-do-dia-das-maes/.

Comentários

Mais

Pacientes denunciam demora de quase 10 horas para atendimento no HMM

Pacientes denunciam demora de quase 10 horas para atendimento no HMM

Uma situação preocupante foi registrada no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Na tarde desta quinta-feira (17), pacientes indignados com a…
Motoristas de todas as plataformas de aplicativos já podem ser regularizadas em Marabá

Motoristas de todas as plataformas de aplicativos já podem ser regularizadas em Marabá

Projeto de Lei foi enviado para câmara no dia 10 de maio e passou pelos tramites legislativo até ser aprovado…
Parauapebas inicia vacinação de profissionais de saúde bucal e farmácia

Parauapebas inicia vacinação de profissionais de saúde bucal e farmácia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas iniciou na manhã desta quinta-feira (17), a vacinação contra a covid-19 de…
Missão tripulada se acopla à estação espacial chinesa

Missão tripulada se acopla à estação espacial chinesa

Sete horas depois do lançamento na China, a missão Shenzhou-12, com três astronautas a bordo, acoplou-se “com êxito”, nesta quinta-feira…
Bolsonaro é homenageado com título de Cidadão Jacundaense

Bolsonaro é homenageado com título de Cidadão Jacundaense

As redes sociais em Jacundá em ampla discussão após a Câmara de Vereadores aprovar um título de Cidadão Jacudaense para…
Globo antecipa saída de Faustão e Tiago Leifert assume o 'Domingão'

Globo antecipa saída de Faustão e Tiago Leifert assume o 'Domingão'

A Globo anunciou nesta quinta-feira (17) que o apresentador Tiago Leifert estará à frente das tardes de domingo até a estreia do…