As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos ensinos médio e técnico estão abertas no Sesi Marabá. A instituição oferece o serviço há anos, mas em virtude da pandemia precisou reformulá-lo a fim de atender ao público com idade igual ou superior a 18 anos sem comprometer a saúde dos envolvidos. Agora, além de gratuito, o ensino é semipresencial, o que garante ao aluno acesso aos conteúdos de casa por meio de celular ou computador. Ao todo, 120 vagas são ofertadas.
Duramente criticado por educadores e especialistas em educação, o ensino remoto se tornou a única saída de escolas e cursos particulares para driblar a quarentena. No Sesi, como é semipresencial, o aluno deve comparecer à unidade duas vezes na semana para receber orientações do professor, visto que os jovens e adultos necessitam de acompanhamento contínuo.
Conforme Floripes do Amaral Silva, diretora do Sesi, a instituição está com ampla campanha para o preenchimento das 60 vagas de ensino médio e 60 do profissionalizante. Após o início das aulas remotas, os matriculados terão acesso a uma plataforma que abarca todo o conteúdo a ser trabalhado no decorrer do curso. Docentes de todas as áreas do conhecimento ministrarão o conteúdo regularmente.
Leia mais:Quanto à forma de avaliação dos jovens e adultos na modalidade remota, Floripes adianta que os professores a farão de duas formas. Serão dois testes de conhecimento distintos, sendo um remoto e outro presencial. O primeiro será aplicado na plataforma digital do Sesi, enquanto para o outro o aluno deve comparecer à sala de aula.
Os pesos das avaliações também serão diferentes, como forma de conter possíveis trapaças dos discentes na prova on-line, onde é possível encontrar respostas para as mais variadas questões propostas em livros e sites da internet. Assim, 60% do valor será destinado para a avaliação presencial e 40% para a remota. A medida foi adotada com o propósito de garantir qualidade ao ensino de jovens e adultos do Sesi.
Cabe ressaltar que o edital de matrículas é voltado para pessoas de baixa renda. O EJA Ensino Médio conta com carga horária de 1.200 horas/aula, enquanto o Profissionalizante é mais extenso: 1.440 horas/aula. Nesta modalidade, por sinal, o educando sai com uma nova profissão. Assistente de controle de qualidade; eletricista de automóveis; eletricista instalador residencial; instalador e reparador de rede de computadores; e montador e reparador de microcomputadores são as ocupações estendidas ao público.
Ficou interessado? Basta comparecer com original e cópia de RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar à unidade do Sesi Marabá, situada na Avenida Tocantins, s/n, Bairro Novo Horizonte. O telefone (94) 3324-5741 e o e-mail escolasesimaraba@sesipa.org.br também estão disponíveis aos interessados. Além disso, é possível conferir esta e outras oportunidades no site sesipa.org.br. “Tudo 100% gratuito”, sintetiza Floripes. (Da Redação)