O Sepultura anunciou, nesta sexta-feira (08/12), o fim da banda com uma turnê de despedida dos palcos, que deve ser iniciada em 2024, data em que o grupo mineiro completa 40 anos de formação.
O Sepultura anunciou, nesta sexta-feira (08/12), o fim da banda com uma turnê de despedida dos palcos, que deve ser iniciada em 2024, data em que o grupo mineiro completa 40 anos de formação.
A primeira parada será no dia 1º de março, no Arena Hall, em Belo Horizonte. Depois, o grupo segue por outras cidades do Brasil e de outros países da América e Europa.
Leia mais:“É a última turnê. A gente vai parar porque é o melhor momento da história da banda e saímos de cena de uma forma muito tranquila”, declarou o guitarrista Andreas Kisser, que reforçou que a banda tem boa relação. “Hoje, a gente tem uma condição fantástica entre a gente. A gente sai de cena tranquilo e em paz com a gente mesmo. Não é um momento triste, é de celebração”, acrescentou.
A despedida será marcada com o lançamento de um álbum ao vivo. O trabalho contará com 40 faixas gravadas em 40 diferentes apresentações ao redor do mundo.
Fundado em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, ainda adolescentes, na capital mineira, em Minas Gerais, o Sepultura se tornou o grupo brasileiro de heavy metal de maior sucesso da história.
A formação atual inclui o baixista Paulo Xisto Júnior, o guitarrista Andreas Kisser (desde 1987), o vocalista Derrick Green (desde 1997) e o baterista Eloy Casagrande (desde 2011).
A banda vendeu cerca de 20 milhões de cópias de seus álbuns em todo o mundo, influenciando inúmeras bandas a partir dos anos 1990. Os discos mais notáveis foram:
Beneath the Remains (1989), Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e Roots (1996).
O mais recente, Quadra, lançado em fevereiro de 2020, alcançou o Top 20 em 7 paradas internacionais, sendo o mais bem-sucedido desde a era clássica. Vale destacar, que grupos famosos como Slipknot, System of a Down e até Björk já listaram o Sepultura entre suas referências musicais.
(Estado de Minas)