Correio de Carajás

Semana vai discutir prevenção

Segue até o dia 28 deste mês as ações da Semana Municipal do Coração, aberta nesta segunda-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Parauapebas. O objetivo é orientar e prevenir a população contra doenças cardiovasculares. Na semana, promovida pela Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas (DCNT), serão realizadas diversas ações, como orientações com profissionais da rede de saúde pública, atendimento médico, verificação da pressão arterial, atendimento com nutricionista e palestras.

No dia 28, encerramento da programação, haverá o “Dia D” exclusivamente para os homens. É que os homens ainda se previnem menos que as mulheres de doenças, como as cardíacas. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil.

De acordo com o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que mede em tempo real as mortes por doenças cardíacas, somente em 2018, até esta segunda-feira (24), 289.506 pessoas já morreram devido à complicações cardíacas. Em 2017, doenças ligadas ao coração mataram 383.961 pessoas no país.

Leia mais:

As mulheres são as principais vítimas: 60% dos infartos no Brasil ocorrem na população feminina, segundo informações do Ministério da Saúde. Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos. Isso é duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no País.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde definiu o dia 29 de setembro como Dia Mundial do Coração, para alertar as pessoas sobre os cuidados com o órgão.

De acordo com especialistas, 80% das ocorrências poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e sedentarismo. A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada com baixas concentrações de sódio e açúcares ajudam a evitar doenças.

Fatores de risco

Colesterol alto e o sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento de doenças. O principal vilão é a hipertensão, que, quando não controlada, provoca lesões na aorta, ao sobrecarregar o coração.

Doenças

Nessas situações, o paciente pode desenvolver insuficiência cardíaca, quando o órgão aumenta de tamanho por conta da pressão nos vasos. Os acometidos pela doença têm sintomas como falta de ar e inchaço nas pernas.

Outra ocorrência recorrente é o infarto de miocárdio, que se manifesta quando o coração perde irrigação sanguínea, já que as artérias estão obstruídas por placas de gordura e a circulação fica comprometida. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

Sintomas

É preciso estar atento aos primeiros sintomas e realizar exames regularmente. Alguns indicadores são falta de ar, cansaço após esforço físico, dores e queimações no peito, além de formigamento no braço esquerdo.

Exames

Detectar as doenças logo no começo contribui para uma boa recuperação. É recomendado realizar avaliações periódicas. Um exame de sangue já pode indicar alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão relacionadas aos fatores de risco. O eletrocardiograma também alerta para possíveis doenças coronárias.

 

 

Programação

 

 

AÇÃO DATA PÚBLICO LOCAL/HORÁRIO RESPONSÁVEL
-ORIENTAÇÃO SOBRE O CUIDADO COM O CORAÇÃO. 24 a 28/09/2018 Usuários do SUS que estão nas dependências da sala de espera a Unidade Básica de Saúde. Sala de espera das UBS/

8h  às 12h e 14h às 18h.

Agente Comunitário de Saúde e profissionais de saúde.
-SENSIBILIZAR A COMUNIDADE QUANTO AO ATENDIMENTO EXCLUSIVO AO HOMEM. 03 a 27/09/2018 Usuários homens do SUS Comunidade em geral

8h às 12:h e 14h às 18h.

ACS e profissionais de saúde.
– DIA “D” – EQUIPE DESTINADA AO ATENDIMENTO EXCLUSIVO AO HOMEM. 28/09/2018 Usuários homens do SUS 8h às 12h e 14h às 18h.

Equipe exclusiva

Equipe multiprofissional com

Nutricionista

Coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

– SALA DE ESPERA NAS UNIDADES DE SAÚDE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”.

 

24 a 28/09/2018

 

Usuários do SUS Palestra sobre Cuidados com o Coração

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

Equipe multiprofissional

Nutricionista

Coordenação DCNT

– VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL EM USUÁRIO DO SUS. 24 a 28/09/2018 Usuários do SUS Unidades básicas/

8h às 12h e 14h às 18h.

Técnico de Enfermagem
-ATENDIMENTO COM NUTRICIONISTA. 24 a 28/09/2018 Pacientes hipertensos Unidades básicas/

8h às 12h e 14h às 18h.

Nutricionista
-PALETRAS NA COMUNIDADE. 26/09/2018 Palestras na comunidade do bairro/comunidade. Comunidade de bairro

8h às 12h e 14h às 18h.

Nutricionista Equipe multiprofissional

 

-ATENDIMENTO MÉDICO CLÍNICO. 24 a 28/09/2018 Pacientes hipertensos com falência de tratamento e faltosos Unidades básicas/

8h às 12h e 14h às 18h.

Médico Clínico

(Tina Santos)