• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Semana vai discutir prevenção

por Redação
25/09/2018
em Cidades
Semana vai discutir prevenção

Doenças cardíacas são as que mais matam pessoas em todo mudo

17
Visualizações

Segue até o dia 28 deste mês as ações da Semana Municipal do Coração, aberta nesta segunda-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Parauapebas. O objetivo é orientar e prevenir a população contra doenças cardiovasculares. Na semana, promovida pela Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas (DCNT), serão realizadas diversas ações, como orientações com profissionais da rede de saúde pública, atendimento médico, verificação da pressão arterial, atendimento com nutricionista e palestras.

No dia 28, encerramento da programação, haverá o “Dia D” exclusivamente para os homens. É que os homens ainda se previnem menos que as mulheres de doenças, como as cardíacas. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil.

De acordo com o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que mede em tempo real as mortes por doenças cardíacas, somente em 2018, até esta segunda-feira (24), 289.506 pessoas já morreram devido à complicações cardíacas. Em 2017, doenças ligadas ao coração mataram 383.961 pessoas no país.

As mulheres são as principais vítimas: 60% dos infartos no Brasil ocorrem na população feminina, segundo informações do Ministério da Saúde. Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos. Isso é duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no País.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde definiu o dia 29 de setembro como Dia Mundial do Coração, para alertar as pessoas sobre os cuidados com o órgão.

De acordo com especialistas, 80% das ocorrências poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e sedentarismo. A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada com baixas concentrações de sódio e açúcares ajudam a evitar doenças.

Fatores de risco

Colesterol alto e o sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento de doenças. O principal vilão é a hipertensão, que, quando não controlada, provoca lesões na aorta, ao sobrecarregar o coração.

Doenças

Nessas situações, o paciente pode desenvolver insuficiência cardíaca, quando o órgão aumenta de tamanho por conta da pressão nos vasos. Os acometidos pela doença têm sintomas como falta de ar e inchaço nas pernas.

Outra ocorrência recorrente é o infarto de miocárdio, que se manifesta quando o coração perde irrigação sanguínea, já que as artérias estão obstruídas por placas de gordura e a circulação fica comprometida. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

Sintomas

É preciso estar atento aos primeiros sintomas e realizar exames regularmente. Alguns indicadores são falta de ar, cansaço após esforço físico, dores e queimações no peito, além de formigamento no braço esquerdo.

Exames

Detectar as doenças logo no começo contribui para uma boa recuperação. É recomendado realizar avaliações periódicas. Um exame de sangue já pode indicar alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão relacionadas aos fatores de risco. O eletrocardiograma também alerta para possíveis doenças coronárias.

 

 

Programação

 

 

AÇÃO DATA PÚBLICO LOCAL/HORÁRIO RESPONSÁVEL
-ORIENTAÇÃO SOBRE O CUIDADO COM O CORAÇÃO. 24 a 28/09/2018 Usuários do SUS que estão nas dependências da sala de espera a Unidade Básica de Saúde. Sala de espera das UBS/

8h  às 12h e 14h às 18h.

Agente Comunitário de Saúde e profissionais de saúde.
-SENSIBILIZAR A COMUNIDADE QUANTO AO ATENDIMENTO EXCLUSIVO AO HOMEM. 03 a 27/09/2018 Usuários homens do SUS Comunidade em geral

8h às 12:h e 14h às 18h.

ACS e profissionais de saúde.
– DIA “D” – EQUIPE DESTINADA AO ATENDIMENTO EXCLUSIVO AO HOMEM. 28/09/2018 Usuários homens do SUS 8h às 12h e 14h às 18h.

Equipe exclusiva

Equipe multiprofissional com

Nutricionista

Coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

– SALA DE ESPERA NAS UNIDADES DE SAÚDE “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”.

 

24 a 28/09/2018

 

Usuários do SUS Palestra sobre Cuidados com o Coração

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.

Equipe multiprofissional

Nutricionista

Coordenação DCNT

– VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL EM USUÁRIO DO SUS. 24 a 28/09/2018 Usuários do SUS Unidades básicas/

8h às 12h e 14h às 18h.

Técnico de Enfermagem
-ATENDIMENTO COM NUTRICIONISTA. 24 a 28/09/2018 Pacientes hipertensos Unidades básicas/

8h às 12h e 14h às 18h.

Nutricionista
-PALETRAS NA COMUNIDADE. 26/09/2018 Palestras na comunidade do bairro/comunidade. Comunidade de bairro

8h às 12h e 14h às 18h.

Nutricionista Equipe multiprofissional

 

-ATENDIMENTO MÉDICO CLÍNICO. 24 a 28/09/2018 Pacientes hipertensos com falência de tratamento e faltosos Unidades básicas/

8h às 12h e 14h às 18h.

Médico Clínico

(Tina Santos)

Comentários
Tags: BelémBrasilCanaã dos CarajáscidadesColunasCopa do MundoculturaEleição 2018esportesMarabámorteParápoliciapoliticavagas de emprego
Matéria anterior

Urnas vão passar por auditoria

Próxima matéria

Quebradeiras de Coco Babaçu querem visibilidade

RelacionadaMatérias

Anvisa alerta para uso do nome da agência em golpes de estelionato
Cidades

Anvisa alerta para uso do nome da agência em golpes de estelionato

01/03/2021
33
Secretários de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição
Cidades

Secretários de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição

01/03/2021
28
Seis Unidades de Conservação de Carajás poderão ser adotadas por empresas
Cidades

Seis Unidades de Conservação de Carajás poderão ser adotadas por empresas

01/03/2021
121
Próxima matéria
Quebradeiras de Coco Babaçu querem visibilidade

Quebradeiras de Coco Babaçu querem visibilidade

Discussion about this post

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019