O tema “Sustentabilidade e meio ambiente: se quer um futuro aja no presente” ilustra a programação que comemora a Semana do Meio Ambiente no município, organizada pela Prefeitura de Marabá. As ações que ocorrerão nos próximos dias 7, 8 e 10 de junho, visam convidar o cidadão marabaense a se comprometer com a diversidade ecológica da região através de práticas ligadas diretamente à natureza.
Na terça-feira (7), entre as 08h30 e 09h30, ocorre o plantio simbólico das mil mudas distribuídas em favor do planeta, no canteiro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), localizada na Av. Tocantins, 125, bairro Novo Horizonte.
A “Hora do Plantar Floresta” é um ato que busca a sensibilização e o envolvimento da sociedade civil e do setor privado, para a importância de se construir estratégias de mitigação aos impactos das mudanças climáticas sobre o planeta, destacando, nesse contexto, a relevância da manutenção da floresta em pé.
Leia mais:Na quarta-feira (8), a Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) promove uma trilha ambiental no local, entre as 8h e 11h, que permitirá a interação do público com a natureza, além de estimular as pessoas a refletirem sobre a importância da conservação ambiental. Nela o público, através do caminhamento, contemplará a fauna e flora que compõem o parque e entenderá qual a função dessas áreas para o equilíbrio da produção no cenário rural.
O mutirão de limpeza na Praia do Tucunaré entre 8h e 11h na sexta-feira (10) encerra as atividades da semana.
O grande fluxo de pessoas nas praias formadas durante o verão contribui para a geração de diversos tipos de resíduos encontrados. Já que nem sempre é realizada a destinação correta desses resíduos, que por vezes são deixados na areia ou até mesmo nas ruas. Tal limpeza constitui uma alternativa genuína de educação para a sustentabilidade, uma vez que além da coleta do lixo, a população e os próprios voluntários são sensibilizados e tornam-se multiplicadores dessas ações e ideais.