Correio de Carajás

Semáforo da Folha 33 finalmente terá fiscalização eletrônica

Com problemas sucessivos de funcionamento desde o final do ano passado, o semáforo da Folha 33, Nova Marabá, ainda será restaurado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Marabá. Mas esse trecho urbano da BR-230 terá em breve equipamentos fixos de fiscalização eletrônica de velocidade e avanço de sinal. O radar será instalado através do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), até o final do mês.

A informação foi repassada pelo agente Caio Coradin, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Rogério Matias, do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). Segundo eles, os órgãos de trânsito de Marabá se reunirão das 9h às 12h e 15h às 18h, em uma ação educativa voltada à orientação de condutores e a população local acerca da fiscalização eletrônica do radar de tipo fixo que será implementado.

Nesta ação educativa que marca o início da implantação do sistema estarão presentes representantes do DNIT, PRF e DMTU.

Leia mais:

Durante entrevista à Correio FM (empresa do Grupo Correio), nas abordagens desta quarta, os agentes vão distribuir material informativo e orientarão quanto à implementação do sistema e os locais onde já possuem equipamentos instalados, observando não somente o caráter punitivo da instalação do equipamento, mas o esforço na manutenção da segurança pública e a redução de acidentes com vítimas.

De acordo com o DNIT, serão instalados no sentido crescente/decrescente da rodovia, com velocidade de 60 km/h e rua adjacente/cruzamento, com velocidade de 40 km/h. Com a instalação do radar, a expectativa dos órgãos de trânsito é de que o limite de velocidade nesse trecho da BR possa ser respeitado e, assim, que os acidentes diminuam.

Rogério Matias e Caio Coradin confirmam ação educativa nesta quarta/Jefferson Oliveira

Problemas recorrentes

Com o semáforo danificado, a saída provisória encontrada, até esta terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), à qual está subordinado o DMTU, e pela PRF foi interditar o acesso da marginal da Folha 33. Mas os problemas continuam, porque o pedestre sofre para atravessar a pista.

Segundo o agente Caio Coradin, não há como manter agentes ali o tempo inteiro porque o efetivo é reduzido para cuidar de toda a malha viária federal de 1.800 km que estão sob responsabilidade do único posto da PRF na região (na BR-155).

Desse modo, os condutores é que precisam respeitar as regras de trânsito. O ideal é que os motoristas e pilotos obedeçam a chamada “regra de ouro” do trânsito, pela qual o condutor do maior veículo cuidado do menor e todos cuidam do pedestre. Mas não é isso que se vê.

Pedestre sofre

O autônomo Laércio Benedito foi flagrado pela nossa reportagem tentando passar pela faixa de pedestre no final da manhã desta terça-feira, mas não foi uma tarefa fácil. Ele se diz preocupado todas as vezes que precisa passar pela faixa com a filha pequena, para leva-la à escola. “Está muito perigoso aqui”, resume.

Outro que foi flagrado na faixa é o aposentado Antônio Oliveira. Ele teve que correr para cruzar a pista de rolamento, empurrando uma bicicleta e arriscando a própria viva. Antônio fez um alerta às autoridades. “A qualquer hora pode morrer mais gente aqui”.

Empresa vai consertar

De acordo com Jair Guimarães, secretário municipal de Segurança Institucional, a empresa responsável pela manutenção do semáforo da Folha 33 e também do Km 7 é de Minas Gerais e enviará funcionários a Marabá nos próximos dias para fazer a manutenção completa dos sinaleiros.

Ele explicou que o cabeamento desses semáforos é interno e vem sofrendo desgaste com a ação do tempo, além de ter sido alvo de uma quadrilha que rouba os fios para vender o cobre clandestinamente. Aliado a isso, estão as fortes chuvas que encharcaram o sistema, que fica no subterrâneo.

A empresa responsável pela a manutenção já solicitou 600 metros de cabos para refazer o sistema, que agora não ficará mais no subsolo. E a SMSI já fez a licitação para a aquisição do material, conforme explicou Jair Guimarães.

Jair Guimarães diz que condutores precisam respeitar “regra de ouro”/Foto: Evangelista Rocha

Mudança no viaduto

O próprio secretário Jair Guimarães observa que o ideal no local onde está instalado o semáforo da Folha 33 seria um viaduto. “O viaduto seria a obra de arte final, que mudaria o trânsito no local, inclusive poderíamos ter, com o viaduto, um acesso pela Rodoviária, mais rápido na BR”, explica Jair.

Pesquisando os arquivos físicos do Jornal CORREIO, nossa reportagem apurou que, pelo projeto original, deveria existir um viaduto instalado ali onde fica o semáforo e a faixa de pedestres, na Folha 33. Essa informação está em matéria de página dupla da edição de nº 1.768, de 26 e 27 de junho de 2008.

Projeto original da duplicação da BR-230 previa viaduto na Folha 33, mas a estrutura foi removida/Foto: Reprodução

Mas a estrutura foi retirada de lá para não atrapalhar um empreendimento na entrada da Folha 33. Acontece, porém, que o tal empreendimento nunca saiu do papel, o viaduto foi instalado bem perto do outro, sendo praticamente inútil no local onde está.

Enviamos E-mail ao DNIT, em Brasília, questionando sobre o assunto, e a resposta é de que o projeto enviado ao governo federal, na época, foi da forma como está hoje.

(Chagas Filho)