Correio de Carajás

Jovem com necessidades especiais é agredido com cadeirada

Um vídeo de bastante repercussão via redes sociais e nos grupos de whatsapp em Marabá nos últimos dias, mostra uma mulher agredindo um homem, enquanto o mesmo vendia bombons entre as mesas em um estabelecimento comercial que fica sentido na praia do Geladinho, no complexo Morada Nova. O ocorrido foi no último domingo (10) e rendeu muitas críticas pela agressão, em si. Reportagem da TV Correio (SBT) levantou nesta terça-feira (12) que o rapaz se chama Marcos Vinícius dos Reis Moura, e é um jovem com necessidades especiais.

Segundo uma testemunha que preferiu não ser identificada, o vídeo só mostra certo ponto da briga, pois antes da agressora ter batido com a cadeira na cabeça do rapaz, ela teria também empurrado ele por cima de garrafas que estavam em sua mesa, o que teria ocasionado cortes em Marcos Vinícius.

A motivação, sem justificativa, do acometimento seria as insistências do jovem em oferecer aos clientes do local, os bombons de chocolate, que comercializa diariamente em vários pontos da cidade, para ajudar financeiramente a família, que é carente.

Leia mais:

A polícia militar chegou a ser acionada, devido ao tumulto causado, mas ao chegar no estabelecimento, a mulher já havia se retirado.

A vítima, de 19 anos, possui um laudo médico do Centro de Especialidades Integradas (CEI) que o declara como portador de sequela grave e definitiva devido a encefalopatia crônica pós-estado de mal convulsivo, além de um retardo do desenvolvimento com perda cognitiva importante.

Diante da grande repercussão do caso, Socorro Cavalcante, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município, se posicionou por meio de um vídeo e lamentou a ação da mulher em agredir Marcos Vinícius.

A representante disse que uma atitude como essa para com alguém que está buscando a sustentação de sua família é inaceitável, e que espera que as autoridades tomem providências, pois as pessoas com deficiência têm o direito de ir e vir e serem respeitadas. (Thays Araújo)